Acompanhe o que acontece na web com os Alertas do Google

Que tal acompanhar as notícias do seu time, da política, da música, ou de qualquer outro tema do seu interesse, de forma automática, independentemente de onde a informação seja publicada na web ? É isso que o serviço de Alertas do Google permite.

A idéia é, como reza a “filosofia” do maior buscador do mundo, bastante simples. Informe palavras chave ou operadores utilizados em pesquisas, e escolha uma categoria, que vai indicar onde será feita a busca. As opções incluem notícias, grupos, web ou completo.

Mudando o idioma para inglês, é possível ter acesso a mais opções, como blogs e video. Além disso, é possível definir a periodicidade: diária, semanal, ou novas ocorrências, e ainda se o resultado será enviado por e-mail ou disponível por feed RSS.

Só para dar uma idéia do que é possível monitorar, eu tenho alguns alertas configurados, entre eles um para monitorar sites que apontam para o meu blog (link:christianguerreiro.blogspot.com) e outro para saber novidades da música (“lança novo disco”). O serviço é muito útil, vale a pena conferir.