Multiplos monitores = mais produtividade ? Sim, mas há limites!

Receba dicas imperdíveis:     

    
Um excelente texto do Lifehacker aborda o mito da produtividade de múltiplos monitores, e traz uma conclusão muito interessante: não é a quantidade de monitores que importa mas de pixels! Ou seja, desde que você tenha uma certa “área” para trabalhar (será que vem daí o termo área de trabalho ? hehehe), não importa quantos monitores você utilize, não haverá maiores ganhos.

As conclusões foram baseadas em estudos patrocinados pela NEC (fabricante de monitores) que recomendavam a utilização de monitores maiores (e mais caros). Há um “número mágico” de pixels, que oscila em torno de 2500×1400, que seria o limite de produtividade, de modo que, se seu monitor já suporta resoluções próximas desta, você está no caminho certo. Acima deste limite, o estudo demonstrou que começa a haver perda de produtividade. Interessante, não ?

Eu confesso que percebi um bom ganho de produtividade quando passei a utilizar dois monitores, e não me imagino utilizando monitor único, mesmo com esta resolução toda. Acho que a idéia de múltiplos monitores facilita o “isolamento” de tarefas nas quais precisamos prestar atenção, especialmente tarefas demoradas, de modo que você pode fazer outras coisas sem perder de vista (literalmente) aquela tarefa longa que está em andamento. Por isso concordo em parte com o estudo, mas acredito que não deve haver exagero, e acredito que mais que 3 monitores seja muito complicado de gerenciar, por exemplo.

E vocês, o que acharam do estudo e das conclusões ?

Siga-nos no Twitter!
Receba os textos via e-mail ou RSS!

1 thought on “Multiplos monitores = mais produtividade ? Sim, mas há limites!”

  1. Tenho uma visão ótima e realmente me preocupo mais com quantidade de pixels que com as polegadas do monitor. Concordo com o aumento de produtividade com 2 monitores. Afinal virar o olho rapidamente pra acompanhar o andamento de algo é muito mais produtivo que o Alt+Tab.

    Achei legal o estudo. Mas depende MUITO da tarefa comum do usuário. Amigo meu acompanha o movimento da bolsa em dois monitores e é pouco. Se ele fosse fazer mais coisas, precisaria de mais uns dois.

    Já pra um desenvolvedor não tem muito como usar mais de 2. Um mostrando a maior área possível de código, onde ele está trabalhando no momento, e outro mostrando o básico (emails, chat corporativo, documentação de apoio). Meu laptop tem 1400×1050 e uso mais um monitor externo de 24" FullHD. Tá bom demais. Estimo que minha produtividade subiu uns 50%, ou seja, a conclusão do estudo faz sentido pra mim.

Comments are closed.