Vou listar aqui 10 ferramentas que todo profissional de segurança deve conhecer. São ferramentas para testes de penetração, análise de malware, detecção de vulnerabilidades em aplicações web e muito mais!

Confira a lista.

OWASP ZAP – Zed Attack Proxy Project 
Ferramenta para teste de penetração e análise de vulnerabilidades em aplicações web.

BeEF – The Browser Exploitation Framework Project
Ferramenta focada na análise do navegador e suas vulnerabilidades.

Burp Suite
Também é voltado para análise de vulnerabilidades em aplicações web, com possibilidades de automatização sofisticadas.

PEStudio
Voltado para análise de executáveis Windows sem a necessidade de executá-los, permitindo a análise de malware com segurança.

OWASP Xenotix

Dedicado à identificação e exploração de falhas do tipo XSS em aplicações web, garante que não ocorra falso positivo com três engines de navegadores embutidos na ferramenta.

Lynis

Já conhecia o Lynis de loga data (obrigado FISL :), e fiquei muito feliz em saber que a ferramenta continua “viva” e ativa. É interessante para hardening de servidores, verificando uma infinidade de configurações do sistema, aplicações instaladas e adequação a padrões de segurança. Recomendo!

Recon-NG The Web Reconnaissance Framework

Voltado para o “reconhecimento” de aplicações web (confesso que não conhecia o termo), permite a análise de aplicações, mas não a exploração de falhas identificadas, sendo menos intrusivo, digamos assim, que outros frameworks como o metasploit.

Suricata

O nome engenhoso identifica bem a idéia deste IPS/IDS de rede. Sempre alerta ao que acontece no ambiente, permite detectar e previnir incidentes de segurança.

WPScan WordPress Security Tool
É natural que o CMS mais usado na web tenha ferramentas dedicadas, e uma delas é o WPScan, que ajuda a verificar a segurança de sua instalação.

Saiba mais...  30 Cursos Gratuitos pra Desenvolver a Carreira e Aprender Programação, Marketing, Produtividade, Design, Projetos e Finanças!

O-SAFT OWASP SSL Advanced Forensic Tool

Uma das ferramentas que mais me chamou a atenção, pois permite verificar uma série de características de conexões SSL, ajudando a identificar falhas, vulnerabilidades e reduzir riscos, já que sabemos que atualmente SSL não é mais garantia de tranquilidade no acesso a web.

Via ToolsWatch.

 

E se você quer descobrir mais listas interessantes, fatos estranhos e curiosos, acesse http://biglistas.com.

Prepare-se para a certificação ISO 27002!