Ferramentas para gerenciar perfis em redes sociais (Twitter, Facebook, GooglePlus, LinkedIn, etc)

Ferramentas para gerenciar perfis em redes sociais (Twitter, Facebook, GooglePlus, LinkedIn, etc) 5
 
O mundo das redes sociais é uma realidade para todos. Bilhões de usuários se relacionam com familiares, amigos e colegas através delas, e muitos até criam várias contas para uso pessoal e profissional.
 
O Twitter revolucionou a forma como as notícias são geradas e consumidas (tuitar), e se tornou uma mídia extremamente relevante, onde é possível encontrar jornais, revistas, museus, artistas, designers, celebridades e empresas. É, indiscutivelmente, o melhor canal para saber (antes das pessoas “normais”) o que acontece no mundo, sobre qualquer assunto!
 
Hoje é possível ter acesso ao twitter e outras redes sociais combinadas, através de um tipo de ferramenta para gerenciamento de redes sociais. Vamos listar aqui algumas ferramentas extremamente poderosas, que permitem se conectar com o mundo 24 horas por dia, através do computador, tablet, smartphone, etc. Isto facilita sobremaneira o gerenciamento (e melhor uso) da sua presença na web.
 
Vamos destacar, inicialmente, alguns aspectos mais relevantes a levar em consideração na escolha de uma ferramenta.
 

Facilidade de uso

A atualização e manutenção de contas no Twitter, Facebook, Google+, LinkedIn e outras redes sociais requer tempo, e é tarefa essencial neste mundo “socializado” através da web. Portanto, um “cliente social” deve ser fácil de usar, permitindo que você adicione amigos, colegas e empresas, com suporte a conversas, menções, atualização de perfis e envio de mensagens em um único local, de forma conveniente.
 

Funcionalidades

A vantagem de usar um “cliente social” está no poder de atualizar todas as suas redes e perfis de uma só vez, economizando tempo que pode então ser investido em outra coisa. A melhor ferramenta deve incluir as seguintes características:
 
  • Gerenciamento de múltiplas redes sociais – muitas ferramentas permitem que você visualize vários sites de mídia social como Twitter, Facebook, Google+, LinkedIn e outros, através de uma interface conveniente.
  • Organização de “streams – muitas ferramentas tem um design baseado em colunas. Isto permite separar as redes sociais e otimizar o gerenciamento dos perfis. A maioria também tem a capacidade de pesquisar palavras-chave ou menções.
  • Fotos – para muitos, a capacidade de upload de fotos a partir de um computador ou dispositivo móvel é um recurso importante. Muitas ferramentas trazem o recurso de upload de fotos, permitindo compartilhar fotos via TwitPic, Yfrog, Flicker e outros. Vale destacar também a capacidade de visualizar fotos, vídeos e outros formatos diretamente a partir da própria ferramenta, sem a necessidade de cliques adicionais.
  • Suporte a diversas plataformas – seja no trabalho ou na escola, você precisa ter acesso ao seu painel de controle social. A ferramenta ideal fornece não apenas um dashboard, mas uma experiência completa e integrada, seja no smartphone ou no desktop.
  • Atualizações – ferramentas voltadas para redes sociais devem ser atualizadas constantemente, mantendo a “sintonia” não apenas com as demandas dos usuários por funcionalidade, mas com as atualizações (e restrições) cada vez mais frequentes nas redes sociais. O Google+ tem restrições sérias que inviabilizam sua integração em muitas ferramentas, o Facebook altera a política de privacidade com frequência e o Twitter restringe a cada dia o acesso à sua API por aplicações de terceiros.
Vamos às ferramentas. Escolhi apenas as três que considero de maior destaque, dentre as que já usei e testei. Deixei de lado o app oficial do Twitter e outros como o Falcon Pro, Twicca e TweetDark (suposto sucessor do TweetDeck), porque, nos testes (e/ou leituras) que fiz, não me chamaram a atenção. Fique à vontade para testá-los e compartilhar aqui suas impressões.
 
 
Ferramentas para gerenciar perfis em redes sociais (Twitter, Facebook, GooglePlus, LinkedIn, etc) 6
 
 
 
  • HootSuite (Android, iPhone e Web)
    • Disponível em todas as plataformas desktop e móveis;
    • Integra Twitter, Facebook, Google+ (páginas), LinkedIn e outras redes sociais (tuitar);
    • Expande o conteúdo das atualizações, evitando a necessidade de clicar para ver imagens, vídeos, etc;
    • Permite criar colunas baseadas em atualizações, menções, favoritos, listas do Twitter, pesquisas e mais;
    • Tradução integrada de atualizações (com suporte ao português);HootSuite+integra+%23Twitter,+%23Facebook,+%23GooglePlus+(p%C3%A1ginas),+%23LinkedIn+e+outras+redes+sociais
    • Integração com aplicativos de terceiros (50+), analytics para Youtube, RSS reader, SugarCRM, etc;
    • Estatísticas sobre seus perfis em redes sociais (conta do twitter, página do facebook, etc);
    • Integração com Google Docs (preciso testar!);
 
Ferramentas para gerenciar perfis em redes sociais (Twitter, Facebook, GooglePlus, LinkedIn, etc) 7
 
 
  • TweetCaster (Android e iPhone)
    • Disponível “apenas” em dispositivos móveis;
    • Integra Twitter e Facebook (sem suporte a páginas);
    • Permite controlar a quantidade de tweets a trazer a cada atualização;
    • Permite visualizar os TTs e descobrir perfis pra seguir;
    • Possui recurso Zip It que elimina atualizações indesejadas (pode ser desfeito);
    • Permite “mesclar” uma lista na timeline;
Ferramentas para gerenciar perfis em redes sociais (Twitter, Facebook, GooglePlus, LinkedIn, etc) 8
 
 
 
  • TweetDeck (Web)
    • Disponível apenas na web, via extensão do Chrome (depois que foi adquirido pelo Twitter);
    • Integra Twitter e Facebook (sem suporte a páginas);
    • Expande o conteúdo das atualizações, evitando a necessidade de clicar para ver imagens, vídeos, etc;
    • Permite criar colunas baseadas em atualizações, menções, favoritos, listas do Twitter, pesquisas e mais;
    • Tradução integrada de atualizações (com suporte ao português);
Temos claramente um vencedor: HootSuite! Com toneladas de funcionalidades (algumas delas decorrentes de aquisições), o HootSuite nem pode mais ser considerado um mero cliente para redes sociais. Ele já passou para a categoria de solução para marketing e gestão de relacionamento, oferecendo inclusive versões para empresas que trazem funcionalidades como atribuição de tarefas e mais recursos de análise de redes sociais.
 
Mas o TweetCaster é um app que vale muito a pena testar (twitar)  Ele oferece alguns recursos exclusivos que são importantes pra mim, como a possibilidade de não “perder nada” do stream simplesmente tocando na “fenda” que ele exibe para indicar o intervalo de tweets não capturados, ou ainda a facilidade extrema para seguir perfis ou adicioná-los a listas.
 
A escolha de um app é algo muito pessoal às vezes, e tentei focar aqui nas ferramnetas que oferecem um maior conjunto de possibilidades em redes sociais. Se você tem uma percepção diferente, comente aqui!
 
É isso. Até o próximo post!
 

E se você quer descobrir mais listas interessantes, fatos estranhos e curiosos, acesse http://biglistas.com.

 

Published by

Christian Guerreiro

Professor, blogueiro, amante da tecnologia e viciado em informação. Fundador de https://blog.tecnologiaqueinteressa.com, http://omelhordocinema.com e http://escolabitcoins.com.br.

One thought on “Ferramentas para gerenciar perfis em redes sociais (Twitter, Facebook, GooglePlus, LinkedIn, etc)”

  1. Ótimas ferramentas!
    Faz pouco tempo que eu utilizei a ferramenta Hootsuite, mas depois conheci a Postcron e optei por trabalhar com ela, porque me ajuda a economizar muito tempo! Eu consigo agendar posts no Facebook e no Twitter para a semana ou para o mês inteiro (com uma funcionalidade que permite fazer upload de até 300 posts simultaneamente a partir de uma planilha Excel), duplicar posts, obter conteúdo recomendado, entre outras funcionalidades ótimas.
    Recomendo!

Comments are closed.