Como se tornar um profissional de sucesso com a ajuda da web 2

Como se tornar um profissional de sucesso com a ajuda da web

Como se tornar um profissional de sucesso com a ajuda da web 3

Já falamos aqui várias vezes sobre o quanto a web pode ser útil pra você.
A rigor, falamos sobre isso desde 2008!
A vida na web pode ser muito mais que um status no facebook, uma tuitada ou um vídeo do youtube. 
A web pode fazer diferença na sua vida.
Pra melhor, muito melhor!
Muita gente já percebeu e aproveitou isso.
Se você ainda não fez, ainda dá tempo.
Confira as dicas a seguir e aumente (muito) as chances de se tornar um profissional de sucesso, sem depender de ninguém.
Ninguém além de você, de sua determinação.
Mas chega de filosofia de autoajuda, e vamos ao que interessa.
Afinal, o que a web pode fazer por você?
Como a internet pode te ajudar a se tornar “o cara”?
O profissional que toda empresa quer no seu quadro ? Por incrível que possa parecer, é bem simples.
A palavra chave é garimpar. Ou melhor, era.
Antigamente, para encontrar informação de qualidade na web, era necessário experiência, perspicácia e muito, muito cuidado. A Wikipedia sofre até hoje com informações não confiáveis, e o que dizer dos zilhões de sites criados e mantidos por gente sem o menor compromisso com a informação ?
Por isso, só os “iniciados” na arte de garimpar a web eram capazes de encontrar informações verdadeiramente confiáveis e úteis.

Não mais!
Eis que as pessoas mais preocupadas com a qualidade da informação (IMHO) entraram em ação pra mudar o jogo. Os educadores e gestores das melhores (e mais sérias) universidades do mundo perceberam que o conhecimento não poderia ter fronteiras, e se a web eliminou fronteiras em tantas e tão diversas áreas, por que não incluir a educação nesta lista?
Desde então temos visto uma incrível transformação na quantidade e qualidade de informações disponíveis, de forma estruturada e confiável, através da web.
A Khan Academy e o MIT Open Courseware são dois exemplos que merecem destaque, mas há muito mais. Este tipo de iniciativa está sendo denominada MOOC (Massive Open Online Courseware), e existe até catálogo de cursos disponíveis (mais de um inclusive).
Eu fico tão empolgado quando falo, penso e escrevo sobre isso, que resolvi compartilhar com vocês algumas idéias. O que proponho a seguir é um exercício muito simples: pense na carreira que quer seguir, no que deseja para seu futuro profissional, e identifique, dentre as opções que vou indicar, onde encontrar informações que podem tornar seus desejos em realidade.
Vou começar com o meu exemplo, apenas por ser mais fácil. Tenho lido um pouco sobre Big Data, essa coisa de desenvolver a capacidade de lidar com grandes volumes de dados não estruturados (status em redes sociais, planilhas, textos), e resolvi estudar mais sobre o assunto. Vi então que, para me tornar um cientista de dados (tem gente dizendo que é a profissão do futuro!) precisaria estudar matemática, estatística e computação.
Como já tenho formação em computação, precisaria investir mais nas outras áreas. Já havia iniciado um curso muito legal sobre design, afinal não adianta nada analisar os dados e não saber apresentá-los ou disponibilizá-los através de uma aplicação.
Fui então ao EDX.org, me cadastrei e comecei um curso de introdução a estatística descritiva, o Stat2.1x. Já estou terminando, e recomendo!
Vi também que no VEDUCA tem um curso de Probabilidade e Estatística para Negócios, que acredito tenha a ver com meus objetivos.
Também gostei do curso Web Intelligence and Big Data. Poderia falar mais sobre os cursos que tenho em mente, mas vamos a outros exemplos.
Um parêntesis rápido para destacar que o VEDUCA traz os vídeos legendados, diferentemente do MIT, onde você tem acesso ao texto transcrito da fala do professor, em tempo real, mas em inglês.

Muito tem sido discutido nos últimos anos sobre redes sociais. Quer se especializar na área ? Pode começar com o curso de Análise de Redes Sociais ou Gamificação. Se sua praia for Marketing Digital, há inúmeras opções também.
Muito se fala também sobre sustentabilidade, então que tal começar com um curso de Introdução à Sustentabilidade?
E as engenharias, hein? Muitas reportagens destacando a carência de profissionais na área, assim como em TI. Que tal um curso de Introdução à Engenharia Mecânica?
E pra os fanáticos por cinema, que tal entender mais sobre Processamento de Imagem e Vídeo?
Além das áreas já citadas, há cursos em Arte e Arquitetura, Biologia, Negócios, Energia e Sustentabilidade, além de uma infinidade de opções na área de computação.
Estamos presenciando uma incrível transformação na forma de planejar e executar ações em educação, e cada um de nós pode tirar muito proveito deste novo modelo que se apresenta, muito mais acessível.
Não percamos esta excelente oportunidade!
Quem sai na frente garante um diferencial na carreira.
A sua qualificação só depende de você!
Vamos aos estudos!

Published by

Christian Guerreiro

Professor, blogueiro, amante da tecnologia e viciado em informação. Fundador de https://blog.tecnologiaqueinteressa.com, http://omelhordocinema.com e http://escolabitcoins.com.br.