Cursos Gratuitos Online: 41 sites que vale a pena conhecer!


cursos gratuitos das melhores universidades do mundo
Temos falado aqui sobre as oportunidades de aprendizado que a internet oferece. Já divulgamos os cursos gratuitos do MIT, relacionamos algumas universidades com cursos gratuitos, comentamos sobre as tecnologias que estão revolucionando o ensino, comentamos sobre o novo modelo de educação baseado em badges, e até explicamos como o caminho para o sucesso profissional só depende de você.
Mas, se nada disso for suficiente para convencê-lo a usar a web de forma mais produtiva, espero que esta lista possa servir de estímulo. São 41 sites onde você pode aprender sobre absolutamente qualquer coisa que deseje, gratuitamente, acelerando seu caminho para uma carreira profissional de sucesso. Confira!
Este site tem uma variedade de vídeo aulas grátis. As disciplinas do curso são divididos em aulas, o que é ótimo para quem procura aprender algo específico (tipo aprender a programar em python), sem ter que "frequentar" um curso inteiro. As aulas são todas em vídeo, não há material complementar.
Para aqueles que procuram cursos desafiadores, o MIT é a certeza de não se decepcionar. Você pode baixar todo o material do curso, que é quase idêntico ao do curso ministrado pelo MIT (eles informam o ano e semestre em que foi ensinado). Como os cursos são sob demanda, não há a possibilidade de interagir com outras pessoas que estão fazendo o mesmo. É simplesmente um estudo independente para você.

3.  EDX

Este site oferece uma série de cursos de diferentes universidades. A principal diferença entre EDX e outros cursos on-line é que os cursos têm duração específica. Ao inscrever-se, você está se comprometendo com o tempo de aula e avaliações. Você pode se inscrever para aulas oferecidas por Harvard, MIT, Berkeley, e outras escolas de prestígio.
Já fiz curso neste site, e recomendo. É mais puxado, exige mais comprometimento, mas você tem certificado e a possibilidade de comprovar que fez o curso e conhece do assunto, inclusive com nota.

4. Coursera

Este é um dos maiores bancos de dados de sites para Universidade Open Courseware. Como o EDX, esses cursos são em um horário definido (com duração medida em semanas). Você pode acessar cursos de 16 universidades diferentes, incluindo Princeton, Duke, Stanford e CalTech. Com mais de um milhão de usuários, Coursera estabeleceu-se como referência para aprendizagem em universidade livre online.

Também fiz cursos neste site, e recomendo! Vale o mesmo dito para o EDX, com a vantagem de você poder simplesmente baixar o material e indicar explicitamente quando não tiver condições de acompanhar o curso "como se deve" (por falta de tempo, no meu caso). Geralmente eles fazem uma pesquisa no início do curso para avaliar o quanto você terá condições de se comprometer com o curso, e inclusive levam em consideração se você está matriculado em vários cursos (sim, eu fiz isso!).


5. Udemy

Udemy é uma instituição on-line que oferece cursos ministrados por especialistas de renome. Você pode escolher entre cursos de desenvolvimento de produtos para o Facebook, bancos de dados SQL, Photoshop, Teoria da Música, Negócios e muitos outros. Udemy também permite que professores/especialistas criem seus próprios cursos (e até sejam remunerados por isso), então você deve ser seletivo quanto aos cursos que deseja fazer. Há uma biografia para cada professor, juntamente com uma área na Amazon, onde usuários avaliam o curso e deixam suas opiniões sobre o curso.
Academic Earth é um site que compila cursos de várias universidades de renome.
Google Code University oferece cursos com foco em linguagens de programação. Você clica sobre o curso que você gostaria de ter e tem acesso a todos os materiais, vídeos e aulas. Não há opção de interagir com outros.

8. Udacity

Udacity é uma universidade digital, que é especializada em cursos de ciência da computação. O layout web é extremamente fácil de navegar. Oferece aulas em vídeo de cinco minutos com questionários e avaliações. Além dos cursos, o Udacity oferece um fórum online onde os alunos podem colaborar, estudar e trabalhar em grupos.

9. Free-Ed

Este site é um pouco difícil de navegar, pois não é tão bem concebido como outros sites de cursos abertos. Semelhante à maioria dos bancos de dados, pesquisar os temas e categorias até encontrar a classe que você quer tomar. Uma vantagem de Free-ed é que não há necessidade de se registrar. Basta clicar e começar a estudar!
Este site oferece cursos em diferentes categorias, como negócios, engenharia, entre outros. Tive dificuldade para descobrir como iniciar o curso.
O slogan diz tudo: "Sem instrutor, sem créditos, sem custo." Como tantos outros cursos gratuitos, é um estudo individual. Requer cadastro.
Tufts deixa claro desde o início que os seus cursos não são os mesmos que os ensinados em sala de aula. Fica a critério do professor disponibilizar o que achar conveniente para uso livre. Não é necessário registro.
Stanford no iTunes U oferece duas opções. Você pode se inscrever para as aulas de vídeo atualizados, ou simplesmente baixar o que você gostaria de assistir. Para participar neste curso, você precisa ter uma conta iTunes.
Estes cursos são de fácil acesso e encontrar com uma navegação rápida. O meterial inclui arquivo mp3 e html, e é possível fazer download do curso. Achei um curso curioso sobre a ciência do som.
O programa On-Demand Kutztown está voltado principalmente para negócios. Você deve preencher um breve questionário para que você possa acessar o curso, mas o material é muito bem organizado, com pequenos clips de vídeo para cada tópico. Você pode parar e iniciar o que você precisa, uma vez que é quebrada em pequenas partes.

A USQ é limitada, com apenas dez cursos oferecidos, principalmente em tecnologia. Os módulos são dispostos com notas de aula e tarefas de teste. Uma exceção interessante aos cursos de tecnologia é o curso de turismo.
O Irvine Courseware oferece uma variedade de aulas de diferentes disciplinas. Notei alguns cursos interessantes, inclusive um em espanhol.

18.  CosmoLearning

Este site é um banco de dados, listando cursos por tópico. Apenas vídeos.

19.  OpenCulture

OpenCulture compilou uma lista de cursos gratuitos de universidades renomadas. Em sua lista, eles identificam a forma que a palestra vem (iTunes, vídeo Web, YouTube, etc). Além da listagem de cursos, eles também oferecem áudio, livros e aulas de idiomas.
Este site é um arquivo de material de apoio para cursos de matemática oferecidos pela Universidade de Nova York.
Yale oferece um ótimo site que é fácil de navegar e abrangente. Há uma variedade de disciplinas oferecidas, que podem ser baixadas como um arquivo zip, ou vistas online. Há vídeos gravados durante o curso real no campus, além de transcrição e PDF dos slides utilizados durante a apresentação. As aulas estão divididas, facilitando estudar aos poucos, e não é necessário cadastro.
Esta universidade é no Reino Unido oferece palestras para alunos de diferentes temas. Você pode assistir ou ouvir palestras.
A Universidade Notre Dame tem uma extensa lista de cursos abertos disponíveis no seu site. Os curso são compostos de plano de estudos, trabalhos, vídeos, exames, etc.

24. JHSPHOpen

Os cursos abertos JHSPH são mais voltados para a área de saúde. Cada aula vem com slides e um mp3 para download.

25.  Open UW

Este site é uma pequena iniciativa oferecida pela Universidade de Washington. Ele tem uma lista de dez cursos, nenhum dos quais pode ser acessado sem o preenchimento de um perfil.
É um site gerido por estudantes que querem melhorar o intercâmbio de informação. Há trocas de livros didáticos, além de listas de recursos on-line e ofertas de cursos livres. Esta é uma base com organização desenvolvida por estudantes para estudantes. É um ótimo local para usar como um recurso.

27.  Alison

Alison é instituição de ensino on-line gratuito que oferece palestras, vídeos e materiais de cursos em vários tópicos, como enfermagem e educação. É necessária inscrição nos cursos. Cada curso tem uma página de resumo, que apresenta os materiais fornecidos, o instrutor, um plano de estudos, e a quantidade de tempo que levará para realizar.
Webcast Berkeley tem um modelo muito simples. Basta assistir a uma gravação da aula que um professor ensinou no campus. Não é necessário registro. Alguns dos cursos só oferecem áudio.

29.  ERG LearnFree

Este site divulga cursos gratuitos, aulas, e aplicativos. O foco é em cursos básicos como Microsoft Office, Redes Sociais e Habilidades para Entrevistas.

Oferece uma modesta seleção de cursos de atendimento ao cliente, software e ciência da computação.

31.  Saylor

A Universidade Saylor é um site de aprendizado avançado, oferecendo cursos em uma ampla variedade de disciplinas. Saylor promete que o seu conhecimento e educação será equivalente a uma educação universitária tradicional.
Este é um site criado exclusivamente para os estudantes interessados em negócios. Você recebe um certificado no final do curso. Há anúncios do Google estrategicamente colocados no site, o que pode ser um incômodo. Ainda assim, há informações interessantes sobre liderança e gestão.
Este site oferece cursos não são facilmente encontrados em outras escolas. Você pode ter uma aula com o fortalecimento do casamento, histórico familiar, honestidade, justiça e outros temas religiosos. É necessário registro.
Na Universidade de Michigan, você pode escolher entre uma variedade considerável de tópicos. São disponibilizadas informações para download.

35.  FlexiLearn

Este site faz parte do Gandhi National Open University Indira. Cursos gratuitos estão disponíveis mediante registro, e há um fórum on-line que permite discutir com outros estudantes os temas abordados.

A Universidade Capilano oferece uma modesta seleção de cursos para estudo independente.

37.  TU Delft

TU Delft oferece cursos, tanto a nível de bacharelado quanto mestrado, organizados por programa. Você terá acesso a notas de aula, exames e trabalhos em uma ampla gama de temas e assuntos. É fácil de navegar, livre e não requer registro.
Esta universidade única oferece cursos de governo, economia, governo eletrônico e muito mais. Cada unidade é livre para baixar, ou pode ser vista como um arquivo pdf on-line. Não há muitas aulas oferecidas, mas as aulas são muito específicos para aqueles que possam estar interessados no governo ou da diplomacia internacional.
Uma excelente opção para quem não fala inglês. Há uma grande variedade de cursos oferecidos, e o site é bem definido e organizado. Não é necessário registro. Basta clicar e entrar no curso!
A UMass oferece cursos em áreas como psicologia, biologia, educação, ciência política, história, matemática e outros. Cada departamento tem uma página separada listando os cursos disponíveis. Encontrei alguns links quebrados, o que pode indicar desatualização.

Bônus!

41. Não deixe de fazer uma visitinha ao nosso humilde Portal de Ensino a Distância, com treinamentos em tecnologia de virtualização, banco de dados e outros. Estamos desenvolvendo novos cursos, e em breve teremos mais opções para qualificação dos profissionais de TI, em especial da Bahia.

Este texto é uma adaptação do artigo to TeachThought.

Christian Guerreiro

Professor por vocação, blogueiro e servidor público por opção, amante da tecnologia e viciado em informação.


Ensino a distância em Tecnologia da Informação: Virtualização com VMware, Big Data com Hadoop, Certificação ITIL 2011 Foundations e muito mais.


Suporte o Tecnologia que Interessa!

Você acha que as informações compartilhadas aqui são úteis?
Então me ajude a produzir ainda mais e melhores conteúdos!


É muito fácil. Basta divulgar nossos treinamentos pra alguém que conheça!


E se for de Salvador, podemos estruturar um curso presencial para sua empresa!

Eu vou ficar muito grato (e quem fizer os curso também :)!