Livros

Cursos Gratuitos Online: 41 sites que vale a pena conhecer!

Cursos Online MOOCs Coursera EDX KHAN Udemy Udacity

cursos gratuitos das melhores universidades do mundo
Temos falado aqui sobre as oportunidades de aprendizado que a internet oferece. Já divulgamos os cursos gratuitos do MIT, relacionamos algumas universidades com cursos gratuitos, comentamos sobre as tecnologias que estão revolucionando o ensino, comentamos sobre o novo modelo de educação baseado em badges, e até explicamos como o caminho para o sucesso profissional só depende de você.
Mas, se nada disso for suficiente para convencê-lo a usar a web de forma mais produtiva, espero que esta lista possa servir de estímulo. São 41 sites onde você pode aprender sobre absolutamente qualquer coisa que deseje, gratuitamente, acelerando seu caminho para uma carreira profissional de sucesso. Confira!
Este site tem uma variedade de vídeo aulas grátis. As disciplinas do curso são divididos em aulas, o que é ótimo para quem procura aprender algo específico (tipo aprender a programar em python), sem ter que “frequentar” um curso inteiro. As aulas são todas em vídeo, não há material complementar.
Para aqueles que procuram cursos desafiadores, o MIT é a certeza de não se decepcionar. Você pode baixar todo o material do curso, que é quase idêntico ao do curso ministrado pelo MIT (eles informam o ano e semestre em que foi ensinado). Como os cursos são sob demanda, não há a possibilidade de interagir com outras pessoas que estão fazendo o mesmo. É simplesmente um estudo independente para você.

3.  EDX

Este site oferece uma série de cursos de diferentes universidades. A principal diferença entre EDX e outros cursos on-line é que os cursos têm duração específica. Ao inscrever-se, você está se comprometendo com o tempo de aula e avaliações. Você pode se inscrever para aulas oferecidas por Harvard, MIT, Berkeley, e outras escolas de prestígio.
Já fiz curso neste site, e recomendo. É mais puxado, exige mais comprometimento, mas você tem certificado e a possibilidade de comprovar que fez o curso e conhece do assunto, inclusive com nota.

4. Coursera

Este é um dos maiores bancos de dados de sites para Universidade Open Courseware. Como o EDX, esses cursos são em um horário definido (com duração medida em semanas). Você pode acessar cursos de 16 universidades diferentes, incluindo Princeton, Duke, Stanford e CalTech. Com mais de um milhão de usuários, Coursera estabeleceu-se como referência para aprendizagem em universidade livre online.
Também fiz cursos neste site, e recomendo! Vale o mesmo dito para o EDX, com a vantagem de você poder simplesmente baixar o material e indicar explicitamente quando não tiver condições de acompanhar o curso “como se deve” (por falta de tempo, no meu caso). Geralmente eles fazem uma pesquisa no início do curso para avaliar o quanto você terá condições de se comprometer com o curso, e inclusive levam em consideração se você está matriculado em vários cursos (sim, eu fiz isso!).

5. Udemy

Udemy é uma instituição on-line que oferece cursos ministrados por especialistas de renome. Você pode escolher entre cursos de desenvolvimento de produtos para o Facebook, bancos de dados SQL, Photoshop, Teoria da Música, Negócios e muitos outros. Udemy também permite que professores/especialistas criem seus próprios cursos (e até sejam remunerados por isso), então você deve ser seletivo quanto aos cursos que deseja fazer. Há uma biografia para cada professor, juntamente com uma área na Amazon, onde usuários avaliam o curso e deixam suas opiniões sobre o curso.
Academic Earth é um site que compila cursos de várias universidades de renome.
Google Code University oferece cursos com foco em linguagens de programação. Você clica sobre o curso que você gostaria de ter e tem acesso a todos os materiais, vídeos e aulas. Não há opção de interagir com outros.

8. Udacity

Udacity é uma universidade digital, que é especializada em cursos de ciência da computação. O layout web é extremamente fácil de navegar. Oferece aulas em vídeo de cinco minutos com questionários e avaliações. Além dos cursos, o Udacity oferece um fórum online onde os alunos podem colaborar, estudar e trabalhar em grupos.

9. Free-Ed

Este site é um pouco difícil de navegar, pois não é tão bem concebido como outros sites de cursos abertos. Semelhante à maioria dos bancos de dados, pesquisar os temas e categorias até encontrar a classe que você quer tomar. Uma vantagem de Free-ed é que não há necessidade de se registrar. Basta clicar e começar a estudar!
Este site oferece cursos em diferentes categorias, como negócios, engenharia, entre outros. Tive dificuldade para descobrir como iniciar o curso.
O slogan diz tudo: “Sem instrutor, sem créditos, sem custo.” Como tantos outros cursos gratuitos, é um estudo individual. Requer cadastro.
Tufts deixa claro desde o início que os seus cursos não são os mesmos que os ensinados em sala de aula. Fica a critério do professor disponibilizar o que achar conveniente para uso livre. Não é necessário registro.
Stanford no iTunes U oferece duas opções. Você pode se inscrever para as aulas de vídeo atualizados, ou simplesmente baixar o que você gostaria de assistir. Para participar neste curso, você precisa ter uma conta iTunes.

14.    Utah State Open Courseware

Estes cursos são de fácil acesso e encontrar com uma navegação rápida. O meterial inclui arquivo mp3 e html, e é possível fazer download do curso. Achei um curso curioso sobre a ciência do som.

15.  Kutztown On-Demand

O programa On-Demand Kutztown está voltado principalmente para negócios. Você deve preencher um breve questionário para que você possa acessar o curso, mas o material é muito bem organizado, com pequenos clips de vídeo para cada tópico. Você pode parar e iniciar o que você precisa, uma vez que é quebrada em pequenas partes.

16.  USQ Austrália Open Courseware

A USQ é limitada, com apenas dez cursos oferecidos, principalmente em tecnologia. Os módulos são dispostos com notas de aula e tarefas de teste. Uma exceção interessante aos cursos de tecnologia é o curso de turismo.

17.  University of California Irvine Courseware

O Irvine Courseware oferece uma variedade de aulas de diferentes disciplinas. Notei alguns cursos interessantes, inclusive um em espanhol.

18.  CosmoLearning

Este site é um banco de dados, listando cursos por tópico. Apenas vídeos.

19.  OpenCulture

OpenCulture compilou uma lista de cursos gratuitos de universidades renomadas. Em sua lista, eles identificam a forma que a palestra vem (iTunes, vídeo Web, YouTube, etc). Além da listagem de cursos, eles também oferecem áudio, livros e aulas de idiomas.

20.  Universidade de Nova York

Este site é um arquivo de material de apoio para cursos de matemática oferecidos pela Universidade de Nova York.
Yale oferece um ótimo site que é fácil de navegar e abrangente. Há uma variedade de disciplinas oferecidas, que podem ser baixadas como um arquivo zip, ou vistas online. Há vídeos gravados durante o curso real no campus, além de transcrição e PDF dos slides utilizados durante a apresentação. As aulas estão divididas, facilitando estudar aos poucos, e não é necessário cadastro.
Esta universidade é no Reino Unido oferece palestras para alunos de diferentes temas. Você pode assistir ou ouvir palestras.
A Universidade Notre Dame tem uma extensa lista de cursos abertos disponíveis no seu site. Os curso são compostos de plano de estudos, trabalhos, vídeos, exames, etc.

24. JHSPHOpen

Os cursos abertos JHSPH são mais voltados para a área de saúde. Cada aula vem com slides e um mp3 para download.

25.  Open UW

Este site é uma pequena iniciativa oferecida pela Universidade de Washington. Ele tem uma lista de dez cursos, nenhum dos quais pode ser acessado sem o preenchimento de um perfil.

26.  Textbook Revolution

É um site gerido por estudantes que querem melhorar o intercâmbio de informação. Há trocas de livros didáticos, além de listas de recursos on-line e ofertas de cursos livres. Esta é uma base com organização desenvolvida por estudantes para estudantes. É um ótimo local para usar como um recurso.

27.  Alison

Alison é instituição de ensino on-line gratuito que oferece palestras, vídeos e materiais de cursos em vários tópicos, como enfermagem e educação. É necessária inscrição nos cursos. Cada curso tem uma página de resumo, que apresenta os materiais fornecidos, o instrutor, um plano de estudos, e a quantidade de tempo que levará para realizar.
Webcast Berkeley tem um modelo muito simples. Basta assistir a uma gravação da aula que um professor ensinou no campus. Não é necessário registro. Alguns dos cursos só oferecem áudio.

29.  ERG LearnFree

Este site divulga cursos gratuitos, aulas, e aplicativos. O foco é em cursos básicos como Microsoft Office, Redes Sociais e Habilidades para Entrevistas.

30.  e-Learning Center

Oferece uma modesta seleção de cursos de atendimento ao cliente, software e ciência da computação.

31.  Saylor

A Universidade Saylor é um site de aprendizado avançado, oferecendo cursos em uma ampla variedade de disciplinas. Saylor promete que o seu conhecimento e educação será equivalente a uma educação universitária tradicional.
Este é um site criado exclusivamente para os estudantes interessados em negócios. Você recebe um certificado no final do curso. Há anúncios do Google estrategicamente colocados no site, o que pode ser um incômodo. Ainda assim, há informações interessantes sobre liderança e gestão.
Este site oferece cursos não são facilmente encontrados em outras escolas. Você pode ter uma aula com o fortalecimento do casamento, histórico familiar, honestidade, justiça e outros temas religiosos. É necessário registro.
Na Universidade de Michigan, você pode escolher entre uma variedade considerável de tópicos. São disponibilizadas informações para download.

35.  FlexiLearn

Este site faz parte do Gandhi National Open University Indira. Cursos gratuitos estão disponíveis mediante registro, e há um fórum on-line que permite discutir com outros estudantes os temas abordados.

36.  Capilano University

A Universidade Capilano oferece uma modesta seleção de cursos para estudo independente.

37.  TU Delft

TU Delft oferece cursos, tanto a nível de bacharelado quanto mestrado, organizados por programa. Você terá acesso a notas de aula, exames e trabalhos em uma ampla gama de temas e assuntos. É fácil de navegar, livre e não requer registro.

38.  Universidade das Nações Unidas

Esta universidade única oferece cursos de governo, economia, governo eletrônico e muito mais. Cada unidade é livre para baixar, ou pode ser vista como um arquivo pdf on-line. Não há muitas aulas oferecidas, mas as aulas são muito específicos para aqueles que possam estar interessados no governo ou da diplomacia internacional.
Uma excelente opção para quem não fala inglês. Há uma grande variedade de cursos oferecidos, e o site é bem definido e organizado. Não é necessário registro. Basta clicar e entrar no curso!
A UMass oferece cursos em áreas como psicologia, biologia, educação, ciência política, história, matemática e outros. Cada departamento tem uma página separada listando os cursos disponíveis. Encontrei alguns links quebrados, o que pode indicar desatualização.

Bônus!

41. Não deixe de fazer uma visitinha ao nosso humilde Portal de Ensino a Distância, com treinamentos em tecnologia de virtualização, banco de dados e outros. Estamos desenvolvendo novos cursos, e em breve teremos mais opções para qualificação dos profissionais de TI, em especial da Bahia.

Este texto é uma adaptação do artigo to TeachThought.

Alguns dos melhores #livros que você pode ler gratuitamente na web #fb

dailylit
Eu já falei aqui há bastante tempo sobre meu problema com a leitura e a solução que encontrei. E cá estou eu, alguns anos (e livros) depois, pra descrever a vocês o que a descoberda dos livros por e-mail fez por mim, e pode fazer por você, que não gosta de ler mas é viciado em Internet.
Como o brasileiro típico (infelizmente), nunca tive o hábito da leitura, e os livros que li foram aqueles que precisei, por razões profissionais ou estudantis (vestibular, essas coisas). Ler pra passar o tempo ? Só revistas de informática, e olhe lá (saudosa Byte). A história de como resolvi este problema está lá no outro artigo. O objetivo deste texto é mostrar os resultados, até o momento, do uso dos sites DailyLit e Literatura Diária.
O Leitura Diária eu usei pouco, pois tem uma quantidade de livros limitada (cerca de 200), e poucos me despertaram o interesse. Em compensação, o livro que li lá, A Revolução dos Bichos, foi um dos melhores livros que já li na vida. Mesmo não tendo lido muitos livros, posso afirmar com certeza que este é um que deveria estar na lista dos 1001 para ler antes de morrer. Por isso, não deixe de visitar o site, pois você pode encontrar coisas bem interessantes lá, até porque seu gosto pode ser bem diferente do meu.
Já o Daily Lit, este tem me ajudado muito, e não apenas no que se refere à leitura, pois, como o site é em inglês, “de quebra” serve para aumentar o vocabulário. Eis a lista dos livros que já li ou estou lendo (um trecho por dia, por semana, como queira):
The Wisdom of Steve Jobs (A sabedoria de Steve Jobs) – estou lendo.
Wikipedia – The Grand Tour (Grande Tour pela Wikipedia – de pessoas famosas, lugares, costumes, de tudo um pouco) – estou lendo.
Wikipedia Tour – Many Thoughts of Many Minds (Tour pela Wikipedia – pensamentos e frases de famosos da história) – estou lendo.
Wikipedia Tour – Key Philosophers (Tour pela Wikipedia – principais filósofos) – comecei hoje.
Wikipedia Tour – Greek Mithology (Tour pela Wikipedia – mitologia grega).
Wikipedia Tour – Famous Women Throughout History (Tour pela Wikipedia – mulheres famosas através da história).
Wikipedia Tour – Major Battles Throughout History  (Tour pela Wikipedia – maiores batalhas através da história).
Wikipedia Tour – World Capitals (Tour pela Wikipedia – capitais do mundo).
Berlitz Essential Spanish Prases (Frases essenciais em espanhol).
Berlitz Essential French Prases (Frases essenciais em francês).
Flipping The Funnel (Livro sobre marketing na web, bem interessante).
Art of Money Getting (Arte de obter dinheiro).
The Adventure of Speckled Band (Conto de Sherlock Holmes).
The Bootstrapper’s Bible (A Bíblia do Empreendedor).
Khan Academy Video Course: Revolutionary and Napoleonic France (França Napoleônica e Revolucionária) – não vi todos os vídeos.
History of The Decline and Fall of The Roman Empire (História do declínio e queda do império romano) – não consegui terminar, vocabulário antigo, rebuscado, difícil leitura.
Lombard Street: A Description of The Money Market (Uma descrição do mercado financeiro) – achei que era uma coisa e era outra, muito técnico, livro pra economista, não terminei.
Three Contributions to the Theory of Sex (livro de Sigmund Freud, precisa dizer mais alguma coisa ?) – não terminei de ler, livro pra psicólogo/psiquiatra.

5 apps android para turbinar sua capacidade de memorização, leitura e compreensão de texto (estilo Spritz)

Os comentários sobre o app Spritz que comentamos no último podcast ainda rendem, e descobri meio por acaso vários apps que prometem recursos similares pra otimizar a leitura e compreensão de texto, utilizando a mesma técnica do app Spritz que posiciona palavras para melhor percepção.

Uma coisa que não sabia é que este app vem com o Samsung Galaxy S5, e este foi um dos motivos de ganhar popularidade recentemente. Essa Samsung… mas vamos aos apps “estilo Spritz” 🙂

A Faster Reader

Este app é gratuito mas oferece opção de upgrade por U$ 0,99, sendo acionado selecionando um trecho de texto em qualquer outro app do smartphone que permita compartilhar esta seleção, e então enviando o trecho para o app de leitura. A partir daí, ele começa a exibir o texto para leitura a 300 palavras por segundo, sendo necessário atualizar para a versão paga caso queira mudar a velocidade.

Speed Read inspired by Spritz

Este app funciona da mesma forma que o anterior, porém exibe também o texto completo, permitindo se localizar em que parte do texto se está e assim acompanhar o progresso da leitura. Inclui controle de velocidade e indicador de progresso, além de lembrar a última posição de leitura do trecho de texto.

Speed Reader

Nada de copiar/colar/compartilhar texto de outros apps. Este app gratuito suporta leitura diretamente de arquivos em formato txt, pdf, epub, html e xml. É o primeiro que vou testar.

Speed Reading Spritz like

Outro app gratuito de leitura que incorporou o “estilo Spritz” e oferece recursos de personalização de velocidade, contador de palavras, dentre outros.

Bônus! Ankidroid

Este é um app indicado por um aluno que, a partir das informações que comentei no podcast, pesquisou sobre o assunto e descobriu este auxiliar de memorização baseado no conceito de flashcards, aqueles documentos de acesso rápido com as principais informações sobre qualquer assunto.

O app é muito útil pra estudantes, pois permite criar questionários e utilizá-los para aprender e se aprofundar em qualquer assunto a partir de técnicas de memorização por repetição espaçada, com estatísticas e muitos cartões já prontos disponíveis sobre vários temas.

Via CNET.

Livros que valem a pena (edição 2013 :)

dailylitVocês já conhecem minha relação com a leitura: viciado em informação, averso a papel. A solução já relatei aqui, mais de uma vez.Me decepcionei com algumas leituras desde a última vez que falei do DailyLit, mas continuo “garimpando” coisas muito legais por lá. Pra dizer a verdade, está cada vez mais difícil dar conta dos feeds RSSalertas do Google e livros por e-mail :)De todo modo, segue a lista das “aquisições” mais recentes:MBA Mondays, de Fred WilsonFred é empreendedor e investiu em empresas como Twitter e Foursquare, e compartilha em 51 “episódios” o que aprendeu sobre negócios.Flipping the Funnel, de Seth GodinSeth é especialista em marketing e traz muitas lições interessantes sobre o funcionamento da “Web 2.0” e do marketing nesse contexto.100 ways to succeed/make money, de Tom PetersTom Peters é um desses gurus de negócios que vive sendo citado nas redes sociais. É muito provável que já tenha visto alguma frase dele citada por aí, tipo “distinct… or extinct”, algo como “se destaque ou seja extinto” (do mercado, claro!).Já é o segundo livro dele que leio, mas confesso que o tom dele é um pouco “auto ajuda” demais pro meu gosto. Ainda assim, traz bastante informação útil.É isso aí! Boa leitura aos maníacos do e-mail 🙂

RSSE-MailIconIcon