Neste feriadão aproveitei pra atualizar o Android/Cyanogenmod do meu Motorola Defy, e confesso que, depois desta atualização, vou retardar mais um pouco a troca do aparelho, que já considerava algo certo agora no fim do ano.

Depois de atualizar com sucesso para a versão 4.1.1 do Android, comecei a fuçar algumas configurações novas, e cai na besteira de mudar a forma de desbloquear a tela. Besteira porque, como a tela do meu Defy está com defeito (pela segunda vez, aliás!), tenho dificuldade para digitar alguns caracteres e mesmo para “desenhar” na tela, o que afeta pelo menos duas opções de desbloqueio: por senha, e por desenho livre (não lembro agora o nome oficial do recurso :).

O resultado foi que, depois de cadastrar (com sorte) uma senha para desbloqueio, ao bloquear a tela para testar, não consegui mais digitar a senha completa. E aí começou minha peregrinação pela web em busca de uma solução. E não demorou muito até encontrar algumas referências interessantes, e a que resolveu o problema apontava para o uso do ADB. Segue a solução:
  1. Instale o Android SDK;
  2. Execute o SDK Manager, e instale o componente “Platform Tools”;
  3. Depois abra o prompt de comando e acesse a pasta “C:UsersNOME_USUARIOAppDataLocalAndroidandroid-sdkplatform-tools” (foi onde ele instalou na minha máquina);
  4. Finalmente, execute o comando “adb shell input text PASSWORD” (substituindo PASSWORD pela senha, entre aspas);
  5. Voilá! Tela desbloqueada, e um tremendo alívio 🙂

Nas referências indicadas anteriormente há artigos para outras soluções, que incluem usar o SQLLite para alterar propriedades do banco de dados de configurações do android, dentre outras alternativas.

Não deixe de conferir outras dicas para android!