Como desbloquear a senha do smartphone ou tablet #android usando o SDK no PC

Neste feriadão aproveitei pra atualizar o Android/Cyanogenmod do meu Motorola Defy, e confesso que, depois desta atualização, vou retardar mais um pouco a troca do aparelho, que já considerava algo certo agora no fim do ano.

Depois de atualizar com sucesso para a versão 4.1.1 do Android, comecei a fuçar algumas configurações novas, e cai na besteira de mudar a forma de desbloquear a tela. Besteira porque, como a tela do meu Defy está com defeito (pela segunda vez, aliás!), tenho dificuldade para digitar alguns caracteres e mesmo para “desenhar” na tela, o que afeta pelo menos duas opções de desbloqueio: por senha, e por desenho livre (não lembro agora o nome oficial do recurso :).

O resultado foi que, depois de cadastrar (com sorte) uma senha para desbloqueio, ao bloquear a tela para testar, não consegui mais digitar a senha completa. E aí começou minha peregrinação pela web em busca de uma solução. E não demorou muito até encontrar algumas referências interessantes, e a que resolveu o problema apontava para o uso do ADB. Segue a solução:
  1. Instale o Android SDK;
  2. Execute o SDK Manager, e instale o componente “Platform Tools”;
  3. Depois abra o prompt de comando e acesse a pasta “C:UsersNOME_USUARIOAppDataLocalAndroidandroid-sdkplatform-tools” (foi onde ele instalou na minha máquina);
  4. Finalmente, execute o comando “adb shell input text PASSWORD” (substituindo PASSWORD pela senha, entre aspas);
  5. Voilá! Tela desbloqueada, e um tremendo alívio 🙂

Nas referências indicadas anteriormente há artigos para outras soluções, que incluem usar o SQLLite para alterar propriedades do banco de dados de configurações do android, dentre outras alternativas.

Não deixe de conferir outras dicas para android!

13 thoughts on “Como desbloquear a senha do smartphone ou tablet #android usando o SDK no PC”

  1. edelson drumond

    tenho uma replioca do n920 com android 4.1, esta bloqueado por varias tentativas e nao dsbloqueia c a conta google, isso funciona noi meu caso??

  2. Christian Guerreiro

    Edelson, eu testei num aparelho com android 4.1. É possível que funcione no seu também. Pode testar, pois o risco de causar qualquer problema é pequeno.

    Mas você precisa saber a senha pra desbloquear. Sem saber a senha não vai adiantar nada.

  3. Isso me preocupou. Quer dizer que senha que colocamos eh facilmente quebrada com este procedimento. Como proteger nosso cel para caso ele seja roubado, o ladrão não tenha acesso aos dados. Que ele tenha q formatar o cel.

  4. Christian Guerreiro

    Anônimo, observe que foi necessário saber a senha!

    O comando ADB apenas proveu um meio alternativo para informar a senha, porque a tela estava com problema.

    Assim, no caso de roubo do celular, mesmo usando este meio, o ladrão teria que saber a senha.

    1. eu odeio quando minha irmã mexe no meu aparelho ele é um tablet gamer multilaser 4.0 android, por isso coloquei uma senha mas ela n é uma senha padrao ela é de escrever depois n consegui lembrar dela e na tela n aparece nem uma opcao.O marido da minha prima tentou desbloquear ele disse que o sistema do aparelho n é reconhecido então disse que era pirata e agora oq faço,e esse programa sera q serve n meu dispositivo?

  5. Olá! O meu LG L5 (Android 4.1) está informando que a senha não confere e mesmo eu tendo a certeza que está correta, não consigo acessar o aparelho. A tela de login pela conta google não aparece pra mim. Sabe como consigo desbloquear sem precisar resetar? Tenho muitos contatos que estão direto no aparelho e algumas fotos.

    Obrigada!

  6. Christian Guerreiro

    Olá. Você tentou o procedimento indicado, usando o ADB para informar a senha ? Se você tem certeza que a senha está correta, o procedimento deve funcionar.

  7. Olha, eu não testei especificamente em tablets, mas o ADB deveria ser suportado em qualquer dispositivo android, por isso creio que funcione.

    Christian.

  8. Davi Medeiros Ramos

    como faço para desbloquear o meu tablete Philco 7a1-r111a4.0. ele bloqueou com o wi-fi desligado e com a derrupção usb desabilitada. me ajudem!!!!

  9. PQP VAMOS LA… COISA MAIS SIMPLES
    CLIQUE PARA FAZER CHAMADA DE EMERGENCIA, DEPOIS PASSE O DEDO DE CIMA PRA BAIXO PRA ABRIR AS OPÇOES DE WIFI, GPS, VIBRAÇAO BLABLABLA.
    LIGUE A WIFI PROXIMO DE UMA REDE QUE VC CONSIGA CONECTAR.
    CONECTE NA REDE.
    PRONTO… AGORA COLOQUE O EMAIL E SENHA E SEJA FELIZ. VC DESBLOQUEOU SEU TIJOLO

Comments are closed.