Que Big Data é a buzzword do momento todos já sabem. O tratamento de grandes volumes de dados através da técnica de processamento paralelo Map/Reduce já influencia nosso dia a dia, e as grandes empresas já descobriram a importância de investir nesta tecnologia.

Por isso fiz uma pesquisa e encontrei 16 soluções para Big Data Analytics, que se refere à integração das ferramentas de Big Data com as ferramentas de software tradicionais presentes em praticamente qualquer organização, como bancos de dados relacionais, ferramentas de Business Intelligence e outras.

Distribuições Hadoop

Quando se trata de Big Data, o Hadoop é “a ferramenta”, pois é o software central que permite a execução de operações de forma paralela aplicando a técnica criada pela Google denominada Map/Reduce, além de lidar com as questões de armazenamento e replicação de dados envolvendo componentes como HDFS e outros.
Por conta da importância deste software mantido pela Apache, surgiu o termo Distribuição Hadoop, que indica um conjunto de ferramentas que interagem de alguma forma com o Hadoop para fornecer alguma funcionalidade importante, seja a análise de logs em tempo real ou a coleta de dados a partir de redes sociais.
Uma das principais distribuições do mercado é a Hortonworks, que é 100% software livre e na qual se baseiam muitas outras, incluindo-se aí a distribuição da Cloudera e da Microsoft, dentre outras. Cada fornecedor tenta encontrar uma maneira de se diferenciar através das funcionalidades que oferecem além daquelas que já estão disponíveis na distribuição Hortonworks.

O ebook 16 soluções para Big Data Analytics

Neste ebook você vai encontrar as principais características de 16 soluções que incluem distribuições Hadoop, software especializado em bancos de dados NoSQL e soluções que englobam, além das ferramentas de Big Data, ferramentas tradicionais como bancos de dados relacionais e Business Intelligence.

Saiba mais...  Pesquise filmes, música, jogos, livros e programas!

Confira o ebook aqui.