Este ano, diferentemente do ano passado, não pude ir ao FISL.
Mas isto não significa que o evento vai passar batido aqui no blog, afinal o maior evento de software livre do Brasil sempre traz coisas interessantes, e este ano não foi diferente.
Para minha felicidade e de muitos, muitas apresentações estão disponíveis, com gravação completa em vídeo, no site da programação do evento.
E foi com base nestas informações que comecei a baixar e assistir algumas palestras, e começo compartilhando com vocês esta ótima palestra do Jan Seidl sobre Ataques super eficientes de negação de serviço
Nesta palestra ele mostra que a idéia de que um ataque de negação é sempre resultado da ação de uma “rede zumbi” de milhares de equipamentos atacando um alvo se tornou equivocada e obsoleta, sendo possível atualmente causar muito dano com pouco esforço, graças a algumas características dos servidores web modernos.
Ele mostra como realizar os ataques e como se prevenir, além de abordar algumas ferramentas muito legais desenvolvidas por ele e outros especialistas em segurança pra testar sua infraestrutura e se proteger destes ataques DoS e DDoS modernos.
Confira abaixo a palestra.