Ser freelancer é uma forma de ocupar aquele tempo livre, ou conseguir uma remuneração extra para alguns. Nada mal, não é mesmo?
Pode também ser uma necessidade para tantos outros, por absoluta falta de opção de trabalho “tradicional”.
Por isso relacionei algumas opções de sites que vale a pena conhecer, pois oferecem uma grande variedade de oportunidades para realizar diversos tipos de trabalho.
Embora a área de TI ofereça mais opções, especialmente design e programação, há muitas oportunidades em outras áreas também.
E o mais importante…
Em tempos de dólar nas alturas, vale muito a pena se cadastrar nesses sites gringos pra multiplicar sua renda!
Fazendo uma continha bem simples…
Se você oferece um serviço básico por R$ 20 num site tipo vintepila, o “clone” do Fiverr no Brasil.

O mesmo serviço você talvez possa oferecer por U$20 lá fora…

Ou seja, no momento da escrita desse artigo, com o dólar a quase R$ 6, isso significaria mais 5x mais grana pelo mesmo serviço!
Vamos à lista?
Fiverr oferece uma infinidade de serviços a partir de U$5 (daí o nome :).
Achei mais interessante pra quem contrata que pra quem trabalha, afinal U$ 5 é muito pouco, e ainda há taxas envolvidas, reduzindo ainda mais a remuneração do profissional.
Dito isto, este é meu serviço preferido para contratação de profissionais de várias áreas, embora seja necessário “garimpar” para encontrar os profissionais mais qualificados.
Conheço quem reclame que os serviços do site são de baixa qualidade, mas é importante considerar que 5 dólares pode representar um valor relevante em muitos países do mundo, e posso dizer por experiência própria que é possível encontrar profissionais diferenciados lá. Inclusive brasileiros. Sempre recompenso com uma gratificação adicional os melhores profissionais que encontro por lá.
Elance é outro site com muitas oportunidades, sendo possível fazer propostas de trabalho e aguardar o retorno do cliente sobre o resultado da “seleção”.

oDesk é o maior site do tipo atualmente, com mais de um milhão de freelancers e clientes. Os freelancers podem oferecer suas propostas para o serviço e o cliente então escolhe qual deles vai realizar o trabalho.
Guru é outro site conhecido e com muitas oportunidades. O contratante tem que pagar antes, e o dinheiro é colocado em uma conta de custódia de estilo até a conclusão do serviço, quando é liberado para o freelancer.
Freelancer é o mais antigo serviço do tipo. Usuários gratuitos só podem concorrer a até 10 projetos por mês, e há opções pagas pra quem quiser participar de mais oportunidades. Tive alguns problemas com este serviço, inclusive recursos presos lá, e por isso deixei pra listar ele por último, mesmo sendo provavelmente o mais famoso de todos.
Outra opção que descobri recentemente é o AirTasker.

E pra quem quiser uma lista mais variada de opções, vale conferir algumas listas como esta (que inclui sites no Brasil e Portugal) e esta.