Veeam Backup Community Gratuita

Backup Gratuito VMware e Hyper-V: nova solução Veeam Backup Community

Veeam Backup Community Gratuita
Backup Gratuito VMware e Hyper-V com a nova solução Veeam Backup Community

Veeam lançou uma versão gratuita da sua solução de backup!

Pessoalmente, considero que este é mais um marco importante no sentido de democratizar o acesso a soluções de qualidade para as empresas, especialmente pequenas e médias.

Confira o comunicado oficial abaixo:

Profissionais de TI, estão preparados? O NOVO Veeam® Backup & Replication™ Community Edition é o novo presente da Veeam para a comunidade de TI – uma solução de backup essencial, rica em recursos e TOTALMENTE GRATUITA para VMware, Hyper‑V e Nutanix AHV, e também para servidores físicos, estações de trabalho e instâncias de nuvem.

Agora, você pode proteger até 10 máquinas virtuais (VMs) ou uma combinação de VMs, instâncias em nuvem, servidores físicos ou estações de trabalho. É ideal para usar em seu laboratório doméstico, proteger parte de seu ambiente ou usar para fazer migrações GRATUITAMENTE –aproveite mais de um produto com valor de US$ 500 por ano! *

O Community Edition é:

Avançado: experimente os mesmos recursos completos de backup, recuperação e replicação oferecidos na premiada Edição Standard do Veeam Backup & Replication.

Simples: faça o download e comece sua proteção em minutos, com qualquer hardware e storage que você já possui.

Confiável: “configure e esqueça”, garantindo que seus dados estejam protegidos e disponíveis quando e onde você precisar. Simplesmente funciona!
E fica ainda melhor: a versão Community Edition é GRATUITA PARA SEMPRE e até funciona além de 10 VMs/instâncias, oferecendo backup ad hoc manual para um número ILIMITADO de VMs, aproveitando o VeeamZIP™.

Baixe agora backup GRATUITO mais avançado da Veeam e comece a usar hoje mesmo!

 

Você sabia que pode baixar GRATUITAMENTE algumas das melhores soluções de backup para VMware e HYPERV do mercado?

Algumas são GRATUITAS PRA SEMPRE!!!

Veeam Availability Suite

Veeam Backup & Replication

Veeam Availability Orchestrator

Veeam backup for Agents: Linux & Windows

Veeam Backup for Microsoft Office 365

Veeam Backup for Nutanix AHV

Veeam Backup for Azure

O que é uma máquina virtual?

Uma máquina virtual é um computador virtual executado em seu computador. Quando você inicia uma máquina virtual, o sistema operacional é executado no seu computador. É como um sistema operacional separado que roda em cima do seu hardware. Freqüentemente, você pode usar programas e aplicativos de seu sistema operacional de desktop ou laptop para rodar em uma máquina virtual em vez de em seu sistema operacional principal.

Uma máquina virtual (também conhecida como VM) é o sistema operacional no qual o hardware subjacente está sendo executado. Não é um software instalado no disco rígido. Um computador incluído com o Windows, por exemplo, está executando uma máquina virtual da versão do Windows com a qual foi comprado.

As máquinas virtuais são, como o nome sugere, máquinas virtuais criadas para rodar em outro computador. Esses programas podem ser executados em um computador desktop ou em qualquer lugar em que um computador possa executar um programa. No caso de uma máquina virtual, o sistema operacional não está sendo executado na máquina real, mas em um computador separado.

A máquina virtual é um computador que executa software, mas principalmente sem usar hardware físico. Uma máquina virtual é um computador que não contém nenhum hardware real. Ele pode ter um disco rígido ou pode ser baseado em algum outro hardware (mas não o real). Ele pode estar executando algum sistema operacional (como Linux) ou pode ser baseado em um sistema operacional. As máquinas virtuais normalmente são executadas em um emulador de software, que é basicamente um programa que cria uma cópia do hardware real e a executa dentro da emulação.

Uma máquina virtual é um computador baseado em software. Ele pode ser usado para criar várias cópias de um computador desktop. Para executar uma máquina virtual, você precisa instalar o software apropriado em seu computador, o que permitirá que você se conecte ao computador host.

Como fazer um backup de uma máquina virtual

O backup é um procedimento básico que deve ser feito regularmente. Afinal, há muitos motivos pelos quais você deseja fazer backup do computador ou do disco rígido. Os backups são importantes no caso de você desejar restaurar ou reinstalar o sistema operacional, mas também existem razões pelas quais você gostaria de fazer o backup da sua máquina virtual. Além disso, ter um backup de sua máquina virtual pode ser útil se você precisar reinstalá-la no futuro e não tiver mais a mídia de instalação original.

Existem várias maneiras de fazer backup de uma máquina virtual. No entanto, existem diferentes níveis de backup.

No caso de um desastre, você pode contar com backups de VM para garantir seus dados. Nesta postagem do blog, eu o orientarei nas etapas básicas necessárias para executar um backup de VM de seu ambiente VMware.

Os backups são obrigatórios. Este é rápido e fácil de fazer e significa que seu material está seguro. A desvantagem é que o processo de recuperação pode ser dolorosamente lento, mas é importante que você o leve a sério.

Os firewalls e outros softwares de segurança geralmente podem criar problemas graves quando você precisa restaurar o sistema. Se já não era dolorosamente óbvio para você, a maioria dos pacotes do Norton não inclui um ponto de restauração por padrão. Isso significa que se você estiver usando vários pacotes Norton, um dos quais está instalado em seu servidor Windows (ou, neste caso, uma VM Ubuntu), você terá que recriar manualmente o backup do zero cada vez que quiser restaurar seu sistema , o que geralmente é muito tedioso e demorado.

Como fazer um backup automatizado

Antigamente, você tinha que fazer backup manualmente de seus arquivos quase todos os dias. Este é um novo mundo de backup automatizado.

O backup automatizado é uma coisa maravilhosa, mas você ainda precisa criar algum tipo de estrutura para seus backups para que eles não se percam no correio. Este guia irá guiá-lo através de como criar um agendamento de backup que funcione para você e mantenha seus dados seguros.

Por que é importante fazer backup de sua máquina virtual

É necessário fazer backup das máquinas virtuais. A ferramenta de backup de software integrada do Windows é insuficiente.

Fazendo backup de uma VM em um Mac

Com um Mac, você pode fazer com que seu Mac faça backup automaticamente na nuvem. Se você está apenas começando com um Mac, não é realmente necessário no início. Mas se você deseja um backup para seus backups, é difícil superar a conveniência do recurso de backup integrado. A desvantagem é que não é a maneira mais conveniente de fazer o trabalho. Para torná-lo fácil de usar e para que você não precise mexer ou aprender um novo software toda vez que precisar fazer um backup, escrevi este pequeno script. Ele manterá seu sistema operacional atualizado e, em seguida, executará uma linha de comando simples

Fazendo backup de uma VM no Windows

O Windows tem um utilitário de backup, mas não é muito útil. Este artigo examinará como criar um backup de uma VM que aponta para um disco rígido específico e, em seguida, usar isso como ponto de partida para a VM que você deseja proteger.

Conclusão

Achei que a Veeam foi generosa nos recursos oferecidos pela solução gratuita.

É bem provável que uma empresa pequena e até de médio porte não tenha mais que 10 máquinas virtuais realmente críticas.

E digo mais. É bem provável que seja possível concentrar os dados críticos em 10 VMs!

Até porque, em tempos de containers (leia efemeridade), fazer backup de VM completa pensando em guardar configurações começa a não fazer mais sentido.

Agora a parte mais legal.

Você consegue fazer replicação e até migração das 10 VMs automagicamente, ou seja, configura um job, faz o agendamento e “esquece” 🙂

Para ver a lista completa de funcionalidades, que são equivalentes à versão Veeam Backup & Replication Standard, clique aqui.

Porém, todos os recursos estão disponíveis Ad Hoc (sob demanda) pra quantas VMs vc quiser.

Ou seja, você pode fazer backup manual de todas as VMs do ambiente, e escolher as 10 mais críticas pra fazer backup agendado, com política GFS, replicação, tudo como manda o figurino.

Eu sempre admirei a Veeam por ter “sacado” bem antes das outras fornecedoras de solução de backup que virtualização (e cloud) era o futuro.

E com o lançamento da versão gratuita virei fanboy oficialmente, admito (e não é porque a Veeam patrocina este blog não :).

E você? O que achou da novidade? Vai usar a versão gratuita?

4 thoughts on “Backup Gratuito VMware e Hyper-V: nova solução Veeam Backup Community”

  1. Olá Christian, tudo bem? Com certeza irei experimentar a solução e sugerir como opção de segurança para meus clientes. A propósito, produzi dois conteúdos para o blog hà alguns anos. Um abraço!!!

    1. Olá Mário!

      Fico feliz que possa aproveitar a solução.
      Conheço há anos e é excelente!

      Lembro dos conteúdos que produziu sim, e o blog continua à disposição quando quiser colaborar.

  2. Marcus Vinícius A Nascimento

    Muito boa solução!!!
    Baixei agora a versão gratuita, e quero ver se nesta versão há bastante funcionalidade como promete.

Comments are closed.