4 coisas MUITO legais que o #Google Instant pode fazer por você 2

4 coisas MUITO legais que o #Google Instant pode fazer por você

4 coisas MUITO legais que o #Google Instant pode fazer por você 3
Estava lendo meus feeds RSS quando me deparei com um texto do Lifehacker mostrando formas de encontrar software de qualidade na web, e uma das formas que eles sugeriram foi simplesmente digitar o nome de um software no Google e colocar o texto “vs” depois, de forma que o Google Instant concluísse que você queria comparar o software com outro e, naturalmente, sugerisse os principais concorrentes daquele software, que provavelmente seriam softwares de qualidade. Espertinhos eles, não é mesmo ? Pois é.
Depois de ler o texto, fiquei “matutando” outras formas interessantes de usar o Google Instant, e cheguei a algumas conclusões, que compartilho com vocês:
  • Comparar produtos
O mesmo raciocínio usado para obter informações simulando uma comparação de softwares, acrescentando o texto “vs” após o nome do software, pode ser aplicado a qualquer produto. Então imagine que você quer saber que smartphone compete com o Google Nexus S, basta digitar “Google Nexus S vs” e esperar. Nos meus testes, surgiram iPhone HTC Desire, que são aparelhos de respeito. Fiz outro teste com um perfume, e não deu certo, então tentei com carros. “Ferrari vs ” resultou na sugestão de Porsche e Lamborghini, enquanto “Corsa vs ” resultou na sugestão de Astra e Polo. Testei ainda com “Lula vs ” e ele sugeriu… advinhem… FHC, claro! As possibilidades são muitas, então fiquem à vontade para imaginar e experimentar.
  • Descobrir o nome correto de algo (modo dicionário)
Acho que este uso do Google é muito, muito antigo, mas fica mais fácil e rápido com o Google Instant, afinal pode nem ser necessário teclar enter pra descobrir que você digitou tbela ao invés de tabela, gogle ao invés de google, e assim por diante.
  • Identificar termos relacionados
Hoje em dia muito se fala em marketing na web, pois as redes sociais estão ganhando importância por serem um dos principais meios de comunicação das pessoas atualmente, especialmente os jovens. Por isso, identificar termos relacionados ao Facebook pode ajudar a direcionar esforços no sentido de atrair seus usuários a comprarem um produto, por exemplo. 
  • Identificar instituições por tipo
Experimente digitar museu e o Google Instant vai sugerir os nomes dos principais museus do mundo. É claro que se você buscava o museu da esquina, a sugestão não ajuda muito, mas do ponto de vista de conhecer instituições famosas do mundo o Google Instant pode ser bem interessante. Em alguns casos, resultados locais podem ser obtidos, como ao digitar “supermercado “.

E você ? Tem algum uso interessante e útil para o Google Instant ? Comenta aí!

Siga-nos no Twitter!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Published by

Christian Guerreiro

Professor, blogueiro, amante da tecnologia e viciado em informação. Fundador de https://blog.tecnologiaqueinteressa.com, http://omelhordocinema.com e http://escolabitcoins.com.br.

Comments are closed.