Retrospectiva

O melhor da Tecnologia que Interessa! Edição 2014 :)


Eu não sei você, mas quando chega o final do ano, aproveito pra pensar sobre o que fiz, o que deu certo ou errado, o que consegui ou não consegui, essas coisas.
E a partir desta reflexão, resolvi fazer uma retrospectiva diferente, resumindo pra você o que aconteceu por aqui em 2014, e espero a sua opinião pra confirmar (ou não) minhas impressões.
Então vamos lá! Vou começar resumindo os textos do ano pra você.
Comecei o ano tratando de segurança, relacionando 10 ferramentas que vale a pena conhecer, que incluem IDS/IPS, ferramentas de análise de vulnerabilidades e de perícia forense, dentre outras.
Ainda em janeiro, iniciei o PODCAST (que deu uma parada mas vai voltar em 2015, pode esperar!) e comemorei 6 anos de blog!
Fechando o primeiro mês do ano, mostrei a você como usar o Google Apps Scripts pra tratar mensagens do GMail, fazendo buscas e filtros, e incentivei quem valoriza nossa querida região nordeste.
Em fevereiro, falei sobre produtividade com simplicidade, sobre a parceria entre as gigantes Google e VMware, e fiz um giro de notícias sobre virtualização e cloud.
Começou o mês de março, e refleti sobre a experiência de blogar, percebi como a tecnologia de Big Data já faz parte de nosso cotidiano, e me surpreendi como os navegadores evoluem rápido, usando como exemplo o Firefox 28, além de tentar (sem sucesso, infelizmente) saber como você, caro leitor, usa as redes sociais, pra entender melhor se há alguma preferência, dentre outras coisas.
Ainda em março descobri que ler livros via web não é loucura, mas sim uma tendência :), e indiquei 5 apps pra você ler e aprender mais rápido (recomendo MUITO a leitura desse post).
Em abril, soube de um serviço pra aprender inglês lendo notícias, aprendi como resolver um probleminha chato do Gmail, descobri softwares gratuitos e de qualidade pra organizar melhor o armazenamento de dados na empresa, comentei sobre o padrão wifi de 10 Gbps e vi que já é (meio que) possível colocar um cérebro num chip.
No mês de maio, tratei do lançamento do Ubuntu 14.04, escrevi um ebook que resume 16 soluções para Big Data Analytics, reforcei a importância do inglês para profissionais de TI (não canso de repetir isso, mas parece que não adianta muito), descobri um infográfico bem legal sobre ITIL, fiz mais um giro de notícias pelo mercado de virtualização e cloud, e percebi como a guerra política chegou com força na web.
Ainda no mês de maio, fiz a cobertura do FISL, como de praxe, mesmo não podendo estar presente no evento, infelizmente. Ainda assim, pude analisar muitas palestras interessantes, com base nos vídeos disponibilizados pela organização do FISL. Teve Bitcoin, Segurança da Informação, Big Data, BI, BA, Linux, Shell Script, Cloud, Virtualização e até Empreendedorismo. Muito legal mesmo!
Em junho, além de concluir a cobertura do FISL, comecei a usar um dos melhores serviços que alguém pode ter acesso na web, o Quora. É educativo, inspirador, muito legal mesmo!
Mais um giro de notícias sobre virtualização e cloud (afinal foi este tema que [quase] me deixou rico :), um levantamento de 19 ferramentas para cloud que sysadmins e devops deviam conhecer, e termina o mês do São João.
Chega julho, e com ele uma proposta de trabalho inesperada e até mesmo inacreditável, mas que tive que recusar. Parei de escrever pro Google (não é o que você está pensando 🙂 e voltei a escrever mais pra você, estimado leitor.

Neste mês movimentadíssimo no blog, teve guerra pela sua sala de TV, análise do desempenho da seleção na Copa como se fosse um serviço de TI, AT&T “bancando” conexão de dados dos usuários nos EUA, centenas de apps pro chromecast, o serviço Kindle Unlimited da Amazon, a batalha dos Chromebooks, a TV Bit Torrent, Big Data salvando vidas, ferramentas para fazer negócios nas redes sociais e o impacto do SDN sobre a Cisco.

Agosto foi um mês sem tantas publicações no blog, mas capaz de revelar 10 soluções que todo administrador de redes devia conhecer, um novo método de recarga de smartphones baseado “no grito” :), uma discussão interessantíssima sobre ITIL e DevOps que repercutiu muito mais do que poderia imaginar, a briga no “mercado de caronas” e o sensacional Remix of the Century, imperdível pra quem gosta de música.

Setembro veio e com ele a abordagem agressiva da Microsoft no mercado de virtualização e cloud, mais um serviço incrivelmente simples que traz mais produtividade com o envio de emails, uma análise sobre Openstack e VMware, a descoberta de uma das maiores falhas de segurança dos últimos tempos e uma idéia genial que pode revolucionar a forma como transferimos dinheiro.

Outubro chegou com a série Segredos do Aprendizado – Princípios Cognitivos que vão te ajudar a Aprender mais e melhor!, a banda larga da TIM sendo a melhor do Brasil, o Ubuntu 14.10 e as primeiras impressões sobre a evolução do GMail, o Google Inbox (tenho convites!).

Em novembro fiquei sabendo que a Google tem uma ferramenta que coleta dados sobre aplicativos e usuários mas garante privacidade (!), descobri vários defeitos no Google Inbox, pedi sua colaboração para o Tecnologia que Interessa!, lancei meu novo projeto: O Melhor do Cinema!, analisei o evento re: Invent da Amazon (muito material interessante!), critiquei a iniciativa Facebook for Business e compartilhei com você 8 tendências para Big Data Analytics em 2015, além de analisar a grande sacada do Facebook.

Em dezembro fiquei sabendo que a próxima geração do Google Glass pode ter hardware Intel, que a Microsoft tem um Data Center alimentado a partir do processamento de lixo, que terapia via chat funciona, tentei filosofar (sem sucesso, claro!), indiquei 5 cursos gratuitos pra aprender Computação em Nuvem e contei a história de uma das tecnologias mais revolucionárias da década, talvez do século.

Conclusão

Diante desse resumão, o que posso dizer é que, apesar de não ter dedicado tanto tempo quanto gostaria ao blog em 2014, a sensação é de realização, pois tenho certeza que consegui compartilhar informações úteis com você em algum momento desse ano. Posso garantir que me esforcei pra isso.

Ainda assim, não escapei de algumas frustrações, como o podcast, que pretendia fazer com mais frequência, mas acabei não conseguindo.

Desejo que em 2015 você tenha sucesso em seus projetos, que conquiste muitas vitórias, e que nelas esteja presente um sentimento maior, de realização não apenas individual, mas coletiva, para que possamos, em conjunto, alcançar o melhor para todos.

Obrigado por nos acompanhar. Feliz 2015!

#Retrospectiva 2012

Chegou a hora de fazer a nossa reflexão sobre o ano que passou. Quais as principais notícias, o que marcou e merece ser lembrado ? Vamos lá!

Clique no mês para conferir os artigos que achar que valem uma (re)visita.
Janeiro
Começamos o ano falando sobre tomadas inteligentes, evolução do processador Atom da Intel, indicamos excelentes livros para ler gratuitamente na web, falamos sobre como cursos rápidos e online estão revolucionando o ensino, destacamos os sistemas de entretenimento automotivo que já equipam carros da Ford, Audi, BMW, Toyota e outros, e indicamos 10 tablets que marcaram 2011 (e que devem estar uma pechincha), além dos lançamentos da CES 2012. Trouxemos também informações importantes sobre o ITIL 2011, e demos dicas de cursos online e gratuitos sobre android. Por fim, demos dicas de servlços para freelancers, comentamos o protesto da Wikipedia contra a SOPA e PIPA, e ensinamos a rotear seu android e instalar o Cyanogenmod.
Fevereiro
Em fevereiro desistimos da idéia de um boletim informativo agrupando os tweets do @tecnoqinteressa, pois consumia muito do meu escasso tempo. Refletimos sobre a Greve da PM na Bahia e seu reflexo nas redes sociais, demos dicas para evitar que o Google saiba demais sobre você, indicamos um livro do guru da gestão Tom Peters, e selecionamos referências interessantes sobre ITIL 2011, para quem queira se atualizar sobre a biblioteca de gerenciamento de serviços de TI.
Março

Março foi um mês de poucos mas importantes textos no blog, com destaque para a análise do relatório de segurança da Verizon e para a disponibilização do rascunho do COBIT 5.Abril

Em abril indicamos alguns smartphones interessantes (que também devem estar com preço mais acessível agora), informamos sobre o lançamento oficial do COBIT 5, repercutimos o estudo do Greenpeace sobre uso de energia “suja” por Apple, Facebook, Google e outros e trouxemos um comparativo dos principais serviços de armazenamento na nuvem, incluindo Google Drive, Microsoft Skydrive e Dropbox. Comentamos ainda sobre o Asus Transformer Pad, e falamos sobre o lançamento do Ubuntu 12.04.
Maio
Em maio comentamos o lançamento do Samsung Galaxy S3, o smartphone que deixou a Big A realmente preocupada. Falamos ainda sobre concorrentes do Kinect, novidades do Firefox, SSDs que se autodestroem, e a decepcionante chegada da nova busca do Google. Criticamos o Timehop e o Twitter por iniciativas invasivas (o primeiro) e por piorar o serviço do Summify (o segundo), falamos sobre a extensão Yahoo Axys e comentamos sobre o poste do futuro.
Junho
Em junho indicamos uma alternativa de editor de imagens para Linux, comentamos o lançamento dos Ultrabooks pela Intel, falamos sobre uma tecnologia que permite aproveitar recursos da placa gráfica em atividades “comuns”, e analisamos a batalha entre Microsoft e Google no mercado de tablets.
Julho
O mês de julho foi, mais uma vez, recheado de análises de palestras do FISL (mais de 30!), mas deu tempo de indicar um player integrado com redes sociais que facilita a busca por novidades musicais.
Agosto
Em agosto fizemos a análise final do FISL 13 (com links para análise de mais de 30 palestras!), indicamos os excelentes cursos online do MIT, indicamos também ótimos vídeos sobre o ITIL 2011, as novidades em produtos de armazenamento lançados na VMworld, indicamos 4 soluções fantásticas desenvolvidas com Pentaho, comentamos a mudança no licenciamento da VMware (agora pra melhor) e o seu foco maior em SMB, e tratamos ainda do ótimo evento em Salvador sobre o Microsoft SQL Server 2012 e, finalizando com chave de ouro, analisamos o artigo do Storagemojo sobre o fim da era do RAID, que rendeu até uma palestra num evento da UNIFACS.
Setembro
Setembro foi o mês das apps. Indicamos software que “emula” RDP no Linux, despertador pra android, app pra controlar milhas e pontos de programas de fidelidade e até aplicativos pra controlar seu smartphone por voz. Mostramos ainda como obter resultados incríveis em suas buscas no Google, indicamos um serviço que facilita o contato entre clientes e consultores, e comentamos o lançamento do Kindle Fire HD.
Outubro
Em outubro avaliamos um possível concorrente de peso para o S3, discordamos da PC World, quando afirmou que o desktop vai viver pra sempre, indicamos sites para ajudar a votar melhor, mostramos o poder da busca integrada do Google, comentamos o relatório de segurança da Microsoft e o lançamento do Ubuntu 12.10.

Novembro
Em novembro lançamos o sorteio de 10 acessos a um treinamento em PHP, mas com tristeza informo que, mesmo tendo feito dois sorteios, apenas duas pessoas entraram em contato para solicitar o acesso, de forma que teremos novo(s) sorteio(s) em janeiro. Indicamos alternativas para desbloquear seu aparelho android caso esqueça a senha, fornecemos dicas para usar melhor os alertas do Google e se manter bem informado, indicamos ferramentas para gerenciamento de projetos, e ainda uma alternativa para backup gratuito do seu ambiente virtualizado.
Dezembro
Em dezembro analisamos alguns mitos sobre produtividade, indicamos um trabalho de conclusão de curso sobre implantação de solução para virtualização de desktops, traduzimos um excelente comparativo entre Hyper-V e vSphere, compartilhamos um artigo sobre SCRUM, comentamos o bug do feedburner, que não exibe conteúdo “embedded”, indicamos apps pra transformar seu tablet ou smartphone android numa TV, e tentamos assustá-los mostrando como o Google pode saber mais sobre você do que você mesmo.
Conclusão
Devo dizer que 2012 foi extremamente positivo para este blogueiro, com a continuação do aumento dos acessos, apesar de queda no posicionamento do Google, e até um patrocínio de peso. E tudo graças a vocês, queridos e estimados leitores, que, com suas visitas, comentários, etc, fazem deste um espaço cada vez mais útil e proveitoso para muitas pessoas.
Assim, quero agradecer a honra da sua audiência, e pedir desculpas, pois sei que este ano não pude dar tanta atenção ao blog quanto gostaria, especialmente em razão de mudanças no trabalho que exigiram ainda mais tempo e esforço, de forma que espero em 2013 estar mais presente.
Por fim, deixo o meu MUITO OBRIGADO A VOCÊ, LEITOR! Um 2013 de realizações e sucesso!
ps: se não for pedir demais, compartilhe este texto com seus contatos, divulgue pra quem você achar que as informações possam ser úteis. Obrigado!
Curta nossa página no facebook!

#Retrospectiva 2011

Chegou a hora de fazer a nossa reflexão sobre o ano que passou. Quais as principais notícias, o que marcou e merece ser lembrado ? Vamos lá!
Clique no mês para conferir os artigos que achar que valem uma (re)visita.
Janeiro
Começamos o ano falando sobre os processadores Sandy Bridge da Intel, o Google Instant, o sucesso do Windows 7 e do Kinect, e a possibilidade (ainda não confirmada) de a parceria Docs.com+Facebook ser um concorrente de peso para o Google Docs.
Fevereiro
Em fevereiro refletimos sobre Governança de TI e Redes Sociais, trazendo diversas referências sobre o assunto, indicamos extensões para Chrome e Firefox, falamos sobre as atualizações da VMware e demos algumas dicas para iniciar na computação em nuvem.
Março

Em março falamos sobre a relação muito interessante entre smartphones e medicina (que se estende aos tablets), disponibilizamos um treinamento gratuito em virtualização com VMware, falamos sobre bookmarklets e seu poder de facilitar a navegação na web, e indicamos mais algumas extensões para navegadores.

Abril
Em abril falamos sobre o sucessor do Wii, o sucesso do PS3, indicamos diversas ferramentas para ajudar a implantar o ITIL na empresa, comparamos as principais soluções de virtualização do mercado, falamos sobre o Ubuntu 11.04 e indicamos mais extensões para deixar seu navegador web mais rápido e seguro.
Maio

Em maio indicamos 10 razões para implantar computação em nuvem, relatamos o péssimo exemplo de gestão de fornecedores da SKY, criamos o Boletim da Tecnologia que Interessa e indicamos os melhores smartphones do ano, até o momento.
Junho
Em junho falamos sobre a excelente extensão Rapportive, que integra os contatos do GMail com suas redes sociais, fizemos um comparativo de serviços de música na nuvem (a maioria ainda indisponível no Brasil), indicamos ferramentas para monitorar sua reputação no twitter, falamos sobre o COBIT 5, indicamos aplicativos para o falecido Symbian e iniciamos a análise das palestras do FISL.
Julho
O mês de julho foi recheado de análises de palestras do FISL (mais de 30!), trouxemos informações sobre a nova versão da suite VMware vSphere 5, demos dicas para pesquisar no twitter e indicamos extensões para turbinar o Google+.
Agosto
Em agosto falamos sobre a atualização do ITIL, indicamos ferramentas para desenvolver apps para smartphones e escrevemos sobre a integração de storage e disaster recovery.
Setembro
Em setembro falamos mais sobre as novidades da nova versão do VMware vSphere 5, mudamos o twitter para tecnoqinteressa, indicamos a excelente webapp IfThisThanThat, que permite integrar e automatizar twitter, facebook, linkedin, dropbox, gmail e muito mais, e analisamos as estatísticas do blog, que agora tem até patrocínio!
Outubro
Em outubro trouxemos mapas mentais atualizados do ITIL e falamos sobre o novo Ubuntu, 11.10.

Novembro

Em novembro, falamos sobre a falta de HDs no mercado, descrevemos a instalação do Windows num computador com 48 núcleos criticamos a VMware.
Dezembro
Em dezembro trouxemos informações sobre as mudanças na certificação ITIL e simulados, por conta da atualização realizada em 2011, vimos a AMD pisar na bola divulgando informações incorretas sobre seus processadores, comentamos um estudo sobre redes sociais e fizemos um exercício “marketístico” envolvendo Kim Kardashian, Lady Gaga e Justin Bieber.
Concluindo, devo dizer que o ano de 2011 foi extremamente positivo para o blog, com aumento significativo do volume de acessos e melhora do posicionamento no Google (estamos em 8º na busca por “blog vmware” e em 2º na busca por “blog ITIL”!!!), e tudo isso devo agradecer a vocês, queridos e estimados leitores, que trouxeram, com suas visitas, comentários e demais contribuições, esta alegria para este blogueiro amador que gosta de compartilhar informações e conhecimento.
Hoje posso dizer que o blog tem uma boa perspectiva de se tornar rentável, algo que nunca imaginei, até porque nunca foi meu objetivo principal. E isto, repito, graças a vocês, leitores, que acreditam na qualidade das informações aqui disponibilizadas e me concedem a honra da sua audiência.
Por isso, o meu MUITO OBRIGADO A VOCÊ, LEITOR!

Restrospectiva 2010 #Tecnologia que Interessa!

É hora de verificar o que de mais interessante rolou no blog em 2010. Vou tentar ser breve, e espero que este post sirva de resumo do ano pra facilitar a localização ou mesmo relembrar coisas legais sobre as quais falamos neste movimentado ano.Janeiro Começamos o ano com o pé direito, com um post que figura no topo da lista dos mais vistos do blog: os Melhores Smartphones de 2010. Falamos ainda sobre a BIOS do futuro, Linux, Torrents, COBIT, ITIL, virtualização, educação financeira, e ainda sobre a revolução no mercado de armazenamento de dados, o futuro dos carros exibido na CES, e dicas para fugir de roubadas em pacotes de viagem.FevereiroAqui o destaque foi o lançamento do Google Buzz, a “escultura de luzes” em Vancouver que podia ser controlada via web, a disponibilidade de fibras de 50 Mbps (na Inglaterra!) e a chegada do reconhecimento facial em smartphones.MarçoNeste mês indicamos 10 melhores jogos para Wii, falamos sobre a Google TV, deduplicação e demos dicas para aprender 2 idiomas de uma vez.AbrilComeçamos o mês da páscoa falando sobre a tecnologia 3D para smartphones e terminamos falando do lançamento do Ubuntu 10.04, o “Lince Lúcido”, mas tratamos também de assuntos como o Nokia N8, o crescimento do Android, o mercado de netbooks e outros “mini”, e a pane na web que deixou muita gente preocupada com a fragilidade da sua estrutura. E destacamos ainda a obtenção do selo Pink Verify pelo OTRS.MaioNeste mês indicamos como otimizar servidores virtuais com as recomendações da VMware, falamos do Projeto Natal antes de se chamar Kinect, do HTC EVO, que ainda é considerado um excelente smartphone com Android, mostramos nossa preocupação com o avanço da Google, falamos muito sobre ITIL, incluindo informações para quem quer tirar a certificação, e fizemos (tentamos) uma enquete para saber o que achavam dos assuntos tratados no blog.JunhoNo mês do São João comentamos sobre o Guia do Twitter que a PC Magazine preparou, falamos bastante sobre virtualização e destacamos os 25 GB disponíveis no Docs.com, o Microsoft Office gratuito na web que iria concorrer com o Google Docs. Falamos ainda do lançamento do iPhone 4, como fazer o Chrome visualizar PDFs e PPTs no Google Docs automaticamente, como o Ninite facilita a instalação de vários aplicativos de uma vez, como a NASA usa o ITIL, comentamos a indicação do Microsoft Security Essentials (que teve versão nova recentemente) como melhor antivírus gratuito, as novidades do vSphere 4.1, a Copa do Mundo, indicamos smartphones com Android e indicamos várias referência úteis sobre Active Directory e GPOs.JulhoDepois da copa, fizemos a cobertura do FISL 11, que trouxe muita informação interessante sobre computação em nuvem, tema do evento deste ano, e gerou nada menos que 21 posts sobre as 49 palestras que fiz a loucura de assistir em 4 dias! Mostramos ainda como usar a web pra votar melhor, 4 maneiras bacanas de acompanhar vôos e tratamos de assuntos como virtualização, ITIL e outros comuns no repertório do blog.AgostoAqui tratamos de assuntos como desenvolvimento de aplicações para smartphones, indicações de cursos gratuitos via web, Windows 2008, ferramentas para resolver problemas em ambiente Microsoft, comentamos a pesquisa da Zenoss sobre software livre e mostramos como configurar a nova versão do KDE pra Netbook, que está muito bonita, e ainda comentamos sobre o uso de múltiplos monitores e mostramos o que ainda falta no Gmail.SetembroNo mês da independência fizemos alguns ajustes na aparência do blog, trouxemos novidades do Chrome (aceleração gráfica via hardware), do GMail (Caixa de Entrada Prioritária), mostramos como quebrar senhas fracas, o que seu e-mail diz sobre você, o que o incidente com os mineiros no Chile tem a ver com ITIL. Indicamos ainda o TweetByMail, serviço que prometia trazer informações do Twitter por e-mail, mas ainda é muito instável, comparativos de desempenho de navegadores, o navio datacenter da Google e analisamos o relatório de segurança da Microsoft. De quebra, chegamos ao Milésimo post.OutubroNo mês das crianças percebemos que a segurança por biometria pode não ser tão segura assim, vimos o prenúncio da 1ª guerra virtual, mostramos como criar uma máquina virtual Linux Ubuntu com menos de 1 GB, como instalar o LibreOffice e se livrar das garras da Oracle, vimos a chegada do Ubuntu 10.10, o Suricato Independente, TVs 3D que dispensam óculos, o carro sem motorista da Google, os 240 milhões de cópias vendidas do Windows 7, o planejador de viagens Wanderfly, e os melhores “iPads” do mercado.NovembroNo mês do aniversário deste blogueiro e da consciência negra (mesmo dia, inclusive!) falamos sobre o curto ciclo de desenvolvimento do Chrome, “desmascaramos” o Kinect, criticamos a deduplicação, falamos sobre a integração das soluções de virtualização e dispositivos de armazenamento e sugerimos aos leitores que nos acompanhassem via Twitter e Buzz para informações em tempo real.DezembroFinalmente, neste derradeiro mês de 2010, trouxemos pra vocês extensões úteis para o Chrome, fontes de informação sobre virtualização, um comparativo entre dois dos smartphones mais “bombados” do momento, o Google Nexus S e o LG Optimus 2X, indicamos alguns simulados para ITIL em português, e falamos sobre o TrendsMap, uma ferramenta muito útil pra saber o que está “bombando” no Twitter da sua cidade. Sugerimos também que verifiquem seus planos de operadora de telefonia e banda larga, pra ver se podem conseguir “mais por menos”, e comentamos a revolução dos eBooks, que devem mudar a forma como vemos a leitura.E assim findamos esta retrospectiva, com a esperança de que tenhamos conseguido trazer informação útil e de qualidade para os estimados leitores que me prestigiam neste hobby que às vezes parece até trabalho, mas que faço com o prazer de quem tem paixão por informar e compartilhar conhecimento.Um abraço a todos, e um 2011 ainda mais Tecnológico e Interessante!