Ferramentas de Marketing para Empreendedores: o arsenal do Tecnologia que Interessa! para ter renda extra com blogs e cursos online
Há muito tempo estava com um rascunho deste texto sobre ferramentas de marketing para empreendedores numa “gaveta virtual”, aguardando uma oportunidade de publicá-lo. Finalmente chegou a hora.
Acredito que você pode ter se perguntado, em algum momento, quais ferramentas uso pra criar, hospedar e divulgar os conteúdos do blog, treinamentos, páginas de venda de cursos, emails, postagens em redes sociais, enfim, como consigo “me multiplicar” através das ferramentas certas e levar as informações do blog a cada vez mais gente.
A partir de agora, você vai conhecer o “Arsenal do Tecnologia que Interessa!”.
Vai descobrir meus truques e as ferramentas que uso pra facilitar as inúmeras atividades que preciso realizar, seja escrever, gravar vídeo aulas, podcast ou divulgar tudo isso no Facebook, LinkedIn, Twitter, etc, tudo de forma a otimizar o escasso tempo que disponho.
Além disso, você vai entender o poder que estas ferramentas, serviços de hospedagem, plataforma de conteúdo, etc, colocam à sua disposição para construir uma marca na Internet, fazer networking e levar suas ideias e capacidades a um número cada vez maior de pessoas.
Vamos lá.
Hospedagem
GoDaddy
Inicialmente cadastrei na Amazon pra ter mais autonomia, além de aproveitar um ano de uso gratuito que eles fornecem pra novos clientes da plataforma.
Com o tempo, fui percebendo que, mesmo não sendo a opção mais barata (muito pelo contrário), o nível de controle, autonomia e as infinitas possibilidades que uma instância te dão fazem toda a diferença em termos de otimização, especialmente pra desempenho, segurança e gerenciamento.
Mas atenção, Amazon não é para iniciantes. Se você não está disposto a configurar o sistema operacional, instalar servidor web e seus componentes (PHP, WordPress, Moodle, etc), então esta opção não é pra você.
Por outro lado, depois de feito o trabalho inicial, é possível fazer snapshot da instância e usar como backup ou criar uma nova instância com todo o trabalho pesado já feito.
Além disso, a quantidade absurda de serviços integrados da Amazon é impressionante! Aprovisionamento, Monitoramento, Cobrança, tudo pode ser automatizado, com escalabilidade, segurança e previsibilidade de custos. Este é o grande motivo de não ter cancelado o serviço, apesar de haverem opções bem mais em conta para minhas necessidades (atuais).
OVH (Kimsufi)
O OVH é um mega provedor europeu (França) que fornece infraestrutura na nuvem em variados formatos e atende a todo tipo de necessidade, de hospedagem compartilhada a VPS e mesmo servidor dedicado, além de serviços de armazenamento.
O serviço de armazenamento Hubic (25GB a 50GB gratuitos) usa a infraestrutura da OVH, e o provedor Kimsufi também. No caso do Kimsufi, eles têm uma abordagem interessante: ofertam servidores dedicados com configuração de hardware “defasada” por preços inacreditáveis. Esta é a opção que recomendo pra quem tem conhecimento técnico e quer o melhor custo/benefício.
Contratei recentemente um VPS com SSD na OVH por menos de R$12/mês (pesquise os preços e veja a diferença!). Se precisar de ajuda pra escolher uma opção de hospedagem barata, flexível e eficiente, entre em contato que posso ajudar.
Plataformas de Conteúdo
Blogger
WordPress
Moodle
Logo que resolvi levar meus treinamentos presenciais, pensei no Moodle. Uma plataforma EAD que já conhecia há vários anos (fui professor e conteudista EAD), com uma infinidade de recursos pedagógicos, me parecia a escolha ideal.
Instalei o Moodle, preparei e publiquei os cursos lá, tentando usar ao máximo os recursos da plataforma. Conteúdos em texto, vídeo, exercícios, simulados, etc.
Mas então chegou a hora de integrar com o sistema de pagamentos. Como fazer pra alguém comprar um curso diretamente a partir da página do curso no Moodle?
Pesquisei plugins, contactei vários freelancers dentro e fora do Brasil, e nada. Ninguém sabia como integrar diretamente o Moodle com um sistema de pagamentos (Paypal, por exemplo).
Diante disso, resolvi levar os cursos pro WordPress, mas este processo ainda não foi concluído.
Se você trabalha com Moodle e conseguiu fazer esta integração, entre em contato, pois tenho muito interesse em saber como conseguiu registrar e notificar o aluno automaticamente após a aquisição do curso.
Editores
Scribefire (bônus: Zemanta)
Blogger
Google Docs
Optimize Press
Thrive
Profit Builder
Redes Sociais
Ter uma página na rede social do Mark pode ser um ótimo caminho para captar fãs e clientes, por isso posto todos os conteúdos do blog também na página, para fornecer mais uma alternativa para quem deseja acompanhar as informações do blog.
Mas há um ENORME problema aqui. Mark não é nada bobo, e, para aumentar a receita do Facebook com anúncios, ele vem restringindo há anos o alcance orgânico das postagens de páginas. A “desculpa” é priorizar postagens de pessoas em relação a postagens de empresas, mas a verdade é que desde 2012 estima-se uma redução do alcance de 16 pra 6,5% e, se a página tem mais que 500 mil curtidas, o alcance pode ser de apenas 2%. Assim, para alcançar mais pessoas é necessário pagar.
Por isso concordo 100% com aquela frase: “Se o produto é gratuito, o produto é você!“.
O LinkedIn é a “Rede Social do Networking”, e a infinidade de grupos de vagas não deixa dúvidas disso. Apesar de ser vista como patinho feio por alguns, é possível garimpar contatos muito valiosos e reforçar seu marketing pessoal e profissional com facilidade graças aos recursos de busca e opções para contactar profissionais de qualquer área.
Além disso, a plataforma integrada de conteúdos Pulse é uma excelente maneira de expor sua visão profissional a potenciais contatos. Postei alguns conteúdos do blog no LinkedIn e os resultados foram surpreendentes!
Google Plus
A rede social do Google nunca decolou de verdade, mas o fato é que postagens lá ganham algum peso em relação aos resultados de busca do Google (manda quem pode, né?), então vale a pena ter “um pezinho lá”.
Além disso, a integração com as ferramentas da Google simplifica a publicação de conteúdos lá, inclusive palestras online feitas com o Google Hangouts, que é a melhor solução gratuita pra fazer gravações ao vivo.
O Twitter é uma rede social que vem perdendo espaço recentemente, mas ainda é referência quando se trata de identificar tendências em nível mundial. No Simpósio Brasileiro de Banco de Dados do ano passado, por exemplo, muitos estudos usavam o Twitter como fonte de dados para análise de tendências em várias situações, desde movimentos sociais como o Impeachment, passando pela opinião de torcidas sobre times de futebol, e chegando até a detecção de terremotos.
Eu já usei bastante essa rede social, mas hoje acesso no máximo uma vez por semana para checar informações sensíveis ao tempo, como notícias urgentes e resultados esportivos.
Em resumo, não é a rede social mais usada, mas vale a pena marcar presença lá.
Tenho a impressão de que o Instagram é a rede social do momento, pulando de 500 pra 600 milhões de usuários ao longo do segundo semestre de 2016. Impressionante!
Ainda não uso esta rede social, mas penso que é questão de tempo até me render 🙂
Ferramentas
É difícil lidar com todas estas redes sociais, e olha que nem listei todas aqui. Por isso, ter ferramentas pra facilitar o gerenciamento, integrar e automatizar as coisas é fundamental.
Pra gerenciar o LinkedIn uso mais o site mesmo, via Desktop. E uso o app no smartphone de vez em quando.
Para gerenciar o Twitter, uso o Hootsuite.
Relacionei aqui mais ferramentas que facilitam a postagem automática de conteúdos em várias redes sociais, oferecem recursos de análise (Analytics) e outras funcionalidades bem úteis pra otimizar o trabalhão que é manter todas as redes sociais integradas.
E tem também o If This Then That, um verdadeiro canivete suíco que integra uma infinidade de serviços da web. Mais detalhes aqui.
Mail Marketing
Por isso, é interessante pensar em estreitar o relacionamento com seus contatos, com sua audiência, potenciais clientes, através de ferramentas adequadas de gestão e automação de correio eletrônico.
Quando entendi que precisava me comunicar por email com os leitores do blog, comecei a pesquisar as melhores ferramentas: Mailchimp, Aweber, GetResponse, Infusionsoft, ActiveCampaign, EGOI, Madmimi, Sendloop, e muitas, muitas outras soluções.
Acabei testando três soluções: Madmimi, ActiveCampaign e EGOI.
Mad Mimi
Comecei testando esta solução porque havia uma versão gratuita até 2000 contatos (hoje são 500), e o modelo de cobrança deles me pareceu interessante, baseado na quantidade de contatos ou de emails, de acordo com a necessidade do cliente.
É fácil criar e enviar mensagens, os relatórios eram simples mas úteis, trazendo taxas de abertura, cliques e as informações mais importantes pra acompanhar a entrega e acesso às mensagens enviadas.
É possível criar sequências automatizadas (chamadas Drips), o editor é bem fácil de usar, mas não há muitos modelos disponíveis.
Com o tempo, comecei a sentir falta de alguns recursos de automação, e então decidi migrar para outra solução.
A essa altura, já estava pagando pelo serviço, e as funcionalidades não correspondiam mais às minhas necessidades.
Active Campaign
Ao buscar uma alternativa ao Mad Mimi, a escolha óbvia surgiu rapidamente. Depois de ler alguns comparativos, descobri que o Active Campaign não apenas possuía uma política de cobrança interessante (a partir de 9 Trumps), mas também integrava muito mais que Mail Marketing.
Eu estava diante de uma solução de Marketing Automation & CRM, em que era possível criar (visualmente!) fluxos que representassem uma sequência dinâmica de mensagens a serem enviadas, de acordo com a interação dos destinatários com as mensagens (abrir, clicar, etc).
Estava prestes a contratar o Active Campaign quando fiquei sabendo do…
EGOI
Uma solução em português, com recursos de automação, relatórios personalizados, dashboards personalizáveis e um sem número de funcionalidades interessantes.
E o melhor: até 5000 contatos gratuitos, desde que concordasse em exibir um pequeno banner da solução nas mensagens enviadas.
Perfeito!
E foi assim que decidi sair do Mad Mimi para o EGOI que, embora não tenha o melhor preço, oferece o melhor plano gratuito do mundo, com desempenho profissional, alto nível de qualidade e confiabilidade.
Recomendo a quem deseja se relacionar por email de maneira profissional e efetiva, de formar a entender e otimizar sua comunicação com seus contatos.
Meios de Pagamento
Eu já contratei e fui contratado através da web, e uso frequentemente sites de freelancers.
Até relacionei aqui alguns dos melhores sites pra encontrar serviços (e se cadastrar também!).
O fato é que, qualquer que seja sua escolha para oferecer serviços, vai precisar de um meio pra receber os pagamentos pelos serviços.
Aqui relaciono alguns que já usei, seus prós e contras.
Paypal
Bcash
Depois de usar o Paypal por um tempo e ver que suas taxas eram bem “salgadinhas”, resolvi buscar alternativas, e encontrei o serviço de pagamentos do Buscapé.
O BCASH é um serviço bem mais simples que o Paypal, oferecendo apenas os recursos básicos para pagamento e recebimento de valores.
É possível enviar uma cobrança por email, há suporte para pagamentos via boleto, mas não há a possibilidade de cobrança recorrente (mensalidade), por exemplo.
A maior vantagem são as taxas, bem menores que as do Paypal.
EDUZZ
SendPulse
A SendPulse é uma plataforma de fácil usabilidade para seus clientes em que é possível fazer vários serviços. Sendo um site que está no mercado a bastante tempo e com ótimas recomendações para quem está buscando uma plataforma de marketing.
SendPulse oferece um construtor de landing page para quem está começando e ou já tem um negócio e precisa de um site para ofertar seus produtos. Outro ponto importante para enviar e-mails em massa e a criação de campanhas de marketing para seus clientes. Tem vários modelos pré-definidos ou você pode fazer o seu de forma simples.
Com a Automação 360 permite possibilidades de fazer segmentação de mensagem, envios de sms, teste A/B, integração com outros serviços (até de pagamento), envios de SMS em massa e entre outros.
A SendPulse permite também a utilização de recursos para aplicativos móveis e a monitoração de suas campanhas como saber se chegou ou for aberto a mensagem enviada e construção de formulários de inscrição e entre outras coisas.
Conclusão
Deixe seu comentário logo abaixo que respondo com a maior satisfação!